sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Natal


O natal de 2013 já passou e foi rapidinho. Este foi bem diferente dos últimos anos, estes anos que passei aqui no Rio, que por si só, já foram natais diferentes de todos os natais da minha vida.



Aqui no Rio aprendi, ou tentei aprender, a viver esta coisa de natal em família, mas aquela família que junta todo mundo: os tios sem noção, as tias chatas, as tias boas, todos-os-primos-pentelhos. E foi difícil. No fundo, admito, nunca me acostumei de verdade, apenas aprendi a conviver e sorrir, aceitar que aquilo tudo, apesar de que meio constrangedor, era feito de coração, para agradar coisa e tal.


Antigamente, as festas de natal lá de casa eram grandes, meu pai era o irmão mais velho, então vinham os outros irmãos, eles todos cozinhavam juntos, galinhas guisadas, à cabidela (molho pardo. eca), caixas de uvas e a danada da rabanada receita d'avó portuguesa. Mas eu era muito pequena. Depois, meu pai ficou mais velho, mais cansado e os natais eram só ele, minha mãe e eu. E era bom. Depois ele morreu, ficamos só minha mãe e eu. Os primeiros natais foram tristes, depois foram se alegrando, daí vieram meus filhos e éramos seis, uma família grande, cheia de crianças, com gatos correndo pela casa. Eu saía pra comprar um vestido bonito, um sapatinho na Monsenhor Tabosa. E era alegre, cheio de Jingle bell rock, rabananda com açúcar e canela, chocottone para alegrar o paladar dos erês.



Aqui eu mantive a tradição de decoar a casa, encher tudo de fairy lights, escrever cartões de natal, ceiar com meus erês e depois ir para a festa de natal da "família". Mas este ano não. Ficamos por aqui e foi quase como os nosso outros natais. E foi bom de novo.


Este ano choveu fora do normal para esta época do ano e o clima ficou ameno, o que tornou cozinhar uma coisa prazerosa. Entendam, cozinhar em plenos 40º é desumano. E a gente fez rabanada, fez cookie, fez gingerbread (e eu não consegui decorar de novo :/), fizemos nossa ceia, colocamos a toalha de renda na mesa, todo mundo de pijama, sem grandes climas para montação festística. Mas foi feliz, sabe? Alegria da mesa posta, como eu sempre digo.

Para o natal do próximo ano, com saúde e tudo certinho, planejo sair e comprar um vestido de rodar, tirar fotos no Shopping Jardins (ou no antigo Aldeota Expansão) e comemorar daquele nosso jeito de novo ♥.





Bisous.


Um comentário :

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...