sábado, 6 de dezembro de 2014

Bienal do Livro Fortaleza (a decepção)


Pois é minha gente, já fui e já voltei e confesso que foi uma decepção a Bienal do Livro de Fortaleza. Pequena, acanhada e sem o principal estímulo para um evento assim: livros em conta. Tudo bem, até que tinha livros, muitos, mas a grande maioria nada interessantes na variedade e nos preços (exorbitantes). A gente acabou de sair da black friday tupiniquim, que só presta mesmo para se comprar livros, porque sempre tem coisas imperdíveis, daí a Bienal de Fortaleza traz expositores com preços abusivos, ridículos. Cadê sentido?

E eu estava cheia de expectativas, divulguei o evento, falei para meio mundo ir coisa e tal e foi uma decepção quase completa. Não digo que foi completa, porque ainda consegui comprar alguns títulos nos poucos sebos que se fizeram presentes e num expositor de uma livraria de fora, que não vou lembrar o nome, mas que só tinha títulos incríveis e que não se encontra fácil, tipo A vida secreta das abelhas e Battle Royale, ambos por preços acessíveis. Pelos sebos encontrei livrinhos de arte por 10 moças da república e a biografia do Kurt Cobain (amor eterno), esgotada em todos os lugares, por 20.  Lindo. Tudo bem que fui feita de trouxa em outro expositor, comprando uma edição d'Os Miseráveis pela Martins Fontes dum preço absurdo. Ao meu favor posso afirmar que não conhecia a edição, que foi lançada recentemente. Sempre desejei aquela outra, da Cosac Naif, que é muito cara. Olha, a edição que comprei é lindalindalinda, mas descobri, ao chegar em casa e pesquisar, que custava R$ 40,00 a menos, daí né? Trouxa.

E eu tinha outras lembranças da Bienal. Lembrava que era mais variada, mais rica, mais especial. O que vi este ano foi um arremedo de evento, especialmente se for comparar à Bienal do Rio, que é uma das maiores da América Latina. Quando fui à Bienal do Rio lembro até que a achei parecida com a de Fortaleza, só que numa versão maior, porque o Rio Centro é do tamanho que é.  O lugar onde se realiza a Bienal de Fortaleza é o Centro de Eventos, antigo Centro de Convenções, que está maior, mais bacana, enquanto o Rio Centro está caindo aos pedaços. Mas o que interessa é o conteúdo do evento, né? E na Bienal do Rio eu vi todas as principais editoras do país expondo e fazendo promoções reais, fora as livrarias, sebos, quer dizer, super valia a pena sair de casa para conferir. Já a XI Bienal do livro de Fortaleza não.

Corre à boca pequena que foi organizada de última hora. Aguardemos a próxima Bienal.





Mochileiro das Galaxias custando 35 cada edição. Comprei de 30, só que todas as edições (risada malígna)


Churros 3,50. Aqui na esquina custa 1,50.


As vantagens de ser invisível de 30. Comprei de 12 na black friday. Desculpa.


 Saldo e iluminação.

p.s.: Antes que perguntem, a eco bag é da Bienal do Rio, ganhei ano passado por conseguir indicar um livro que não estava disponível nos acervos da Estante Virtual. Sim, eu sou foda. E umirdi rs.

Bisous.

2 comentários :

  1. Comprei o box do mochileiro por 20 reais no submarino e na black friday estava de 10.
    Livros é no sub, vive em promoção.
    Sobre o mochileiro, vc gostou? ainda não li, só comprei mesmo. me falta tempo, rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!
    Amo O Guia dos mochileiros, amo! É um novo clássico super divertido, uma nova forma de escrever ficção científica que não agrada a todos. Comigo funcionou que foi uma beleza rs.
    Bisous.

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...