domingo, 25 de outubro de 2015

Mês do Halloween - Misery



“Eu sou sua fã número 1, não se preocupe.. eu vou cuidar de você, eu sou sua fã número 1..” 

Prefiro o nome original por isso não coloquei o título em português que é Louca Obsessão, uma das minhas histórias favorita de Stephen King, que rendeu a indicação (e premiação) ao Oscar para Kathy Bates, interpretando nossa querida e perturbada Anne.

Como já mencionei, o filme é uma adaptação do livro de King e trata de Paul Sheldon (James Caan), um escritor famoso que, depois de sofrer um acidente de carro, acaba nas mãos de Anne (Kathy Bates), uma mulher desequilibrada, que possui uma obsessão doentia pela personagem Misery, protagonista dos livros de Paul, e fica enfurecida ao saber que a personagem morreu no último livro.

Usando de tortura física e psicológica, ela força Paul a escrever um novo capítulo da série, em que ele ressuscite Misery. O filme possui muitas sequências de suspense torturante, e se tornou uma das melhores adaptações de Stephen King.

Os cenários em que certos fãs se envolvem invariavelmente estarão permeados pela histeria, pela agitação e pelo fanatismo, palavra que inclusive deriva de fã. 

No caso do filme, o fanatismo se alia aos distúrbios psicológicos de Annie e essa mistura se torna macabra, intensa e mortal. Podemos notar sua frieza, seu calculismo, seu controle absurdo, comportamento típico dos psicopatas. Notamos também os vários lapsos de personalidade e humor presentes em Anne, talvez causados por distúrbios de personalidade e esquizofrenia.

 O filme conduz um suspense marcante,a todo momento sabemos de o cerco ao redor de Paul vai se fechando e ele vai ficando cada vez mais encurralado nas mãos da Annie, O cenário, a câmera sempre oculta e a própria casa da Annie, com seu visual sombrio, já contribuem para aumentar ainda mais o suspense. O curioso é que em vez de tentar resolver as coisas se desesperando e agindo repentinamente, Paul começa a entrar no jogo que ela faz, barganhando os favores e escrevendo pra ela. 

A história pode chocar, porque é verossímil. Eu mesma já pensei em fazer isso com Martin, autor de Got #euestoubrincando. E o que me choca mais ainda são alguns comportamentos da Annie que são exatamente iguais a de milhões de fãs, inclusive iguais aos meus. A ansiedade para saber o que vai acontecer em cada capítulo, discutir com o autor o que está certo ou o que não está, ficar possesso quando algum personagem que a ama, morre e fazer justiça com as próprias mãos, achar que o autor é um Deus da genialidade e o futuro inteiro de milhares de esperanças dependem das decisões dele, saber de cor e salteado absolutamente tudo da vida dele, até detalhes bisonhos que passariam despercebidos pela maioria. 

Curiosidade: Stephe King criou o enredo do livro quando se recuperava dum atropelamento que quase o matou.

Boo.

Um comentário :

  1. Esse filme é muito bom. Não acho o título em Português tão ruim, porque tem a ver com a história. Realmente muitos fãs têm esse tipo de comportamento com seus ídolos. Kathy Bates está ótima no papel. Dá pra sentir medo e pena da sequestradora.

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...