segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Conselhos em tempo de depressão



Apesar de estar de volta ao lugar no mundo que identifico como casa, Fortaleza cheia de sol e de bougainvilles coloridas, estou passando, ao mesmo tempo, por uma das piores fases da minha vida. Talvez seja mesmo a pior fase que já passei até hoje.

Aproximadamente oito meses que não estão sendo fáceis. Uma separação dolorosa, despedidas sofridas, o desapegamento de coisas queridas (sim, porque não é uma questão de materialismo, mas de referências), a morte de um bichinho que acolhi, que passou pouco tempo com a gente, mas que ganhou o meu coração pra sempre. E, a desilusão com certas pessoas, que eu julgava poder contar e não é bem assim. Na verdade, nunca é bem assim. 

Então eu decidi deixar aqui alguns conselhos, que não precisam, necessariamente, ser associados a minha persona, apesar de que já passei por todos-e-todos estes pormenores sem mandar ninguém para a baixa da égua. E merecia.

01. Quando uma criatura humana está deprimida, precisa de carinho, apoio, reconforto e não grosseria ou pouco caso.

02.  Quando uma pessoa está passando por uma fase ruim, ela precisa ser ouvida com paciência e não preterida pela conversa de como a padaria que você prefere nem faz mais o bolo daquele jeito. 

03. Quando o sujeito está precisando de ajuda, seja lá qual for, não minta que vai ajudar. Isso é horrível.

 04. Quando um amigo se separou, e está recente, e está sofrido, super garanto que esta pessoa não vai querer ouvir suas peripécias amorosas, seus namorinhos, cachos, paixões e a sua necessidade de beijar na boca. 

05. Quando alguém recorre a você, este alguém realmente está precisando de ajuda. Tudo bem, talvez você não possa ajudar como aquela pessoa está pedindo, mas um telefonema, uma mensagem de texto via celular, um e-mail explicando o quanto você se importa já seria tão bacana.

E isso tudo magoa. Realmente, precisava avisar que magoa? Parece que sim, né? Pois é. Parece que você não dá a mínima e, que de repente, você não é tão amigo quanto pensa. Mas, é claro, somos adultos, e sabemos que o ser humano é falho, então se perdoa. Mas tente melhorar a sua inteligência emocional, porque nada como um dia após o outro e uma longa e escura noite de reflexão entre, já dizia um ser humano bem ali, de quem muito sinto falta.

Inté.

Imagem: Vogue Ukraine, September-2013-11.

2 comentários :

  1. Sei o que é essa dor, lindona. E passar por uma fase difícil - dessas por que a gente nunca passou antes, nem nunca imaginou que passaria, nem nunca pensou que aguentaria passar - é frustrante. A gente se pergunta por quê. A gente não consegue entender.

    Não sei você, mas eu, no começo, peço muito a Deus. Converso com ela. Oro mesmo, apesar de não ser lá muito religiosa. Peço força, peço proteção. Com o passar do tempo (e as coisas do mesmo jeito ou até piores), vou brigando com Ele. E questiono a razão disso tudo.

    Porque no começo, muita gente nos estende a mão. E é maravilhoso, porque a gente encontra forças nisso. Nos amigos, nos ombros oferecidos. Mas o tempo passa e, embora nós continuemos vivendo tudo aquilo, a vida dos outros também vai passando. E aquela depressão do amigo vira "notícia velha". A gente continua sofrendo, mas os "amigos" (esses entre aspas, mesmo) começam a pensar: "pô, mas fulano só sabe falar disso!". No meu caso, falo muito menos sobre minha dor - por mais que ela esteja maior, depois de algum tempo de crise. Por medo, mesmo, de "irritar" as pessoas à nossa volta. E, ainda assim, quando solto um "está tão difícil"... muitas vezes recebo um comentário sobre a chuva que resolveu cair depois de algumas semanas secas. E aí eu me calo novamente. E aí eu me sinto sozinha.

    E é sozinha que a gente vai caminhando, infelizmente. Porque até mesmo quem tenta ajudar às vezes atrapalha. Como aquelas figurinhas que até nos ouvem, mas vêm com conselhos esdrúxulos sobre como você deve lidar com tudo - mesmo sem nunca ter passado por algo parecido. Você é mãe e deve saber como é irritante quando algum "especialista" que nunca chegou perto de uma criança dizer o que é melhor para os seus filhos. Pois é. Por mais variados e raros que sejam nossos problemas, sempre há vários especialistas para nos dizer que estamos fazendo tudo errado.

    Por outro lado, que bom que não são somente pessoas assim que nos cercam, né, Eliza? Em tempos de depressão, existe um filtro. Há os que não se importam. Há os que tentam ajudar, mas atrapalham (que ainda acho melhores que os que não se importam. Prefiro acreditar que estão se esforçando do jeito que acham ideal). E há aqueles que, mesmo lá do outro lado do mundo, mandam uma mensagem para saber se estamos bem. E olha... graças a Deus (esse com quem ando brigada), tenho gente dessa qualidade ao meu redor. Ao redor do meu mundo. E espero, espero sinceramente MESMO, que você também tenha. Não precisamos de muitos, né? A gente só espera que cada um tenha dois ombros de qualidade pra gente apoiar nossa cabeça.

    Podemos não ser próximas, lindona. Mas te entendo. Espero que sua dor passe e que você tenha o apoio necessário para te ajudar quando mais doer.
    Beijo grande e todo o carinho do mundo, lindona.

    Torçamos para que ganhemos uma bolada na loteria. Dinheiro não compra felicidade, mas ajuda um bocado... rs!
    Aproveite o sol, a praia e os bounganvilles por mim, please.

    @renatamomoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um das pessoas mais legais que esta internet me apreentou. Sei que você também está atravessando o olho do furacão e estou torendo por você, atravessando aqui o meu olho de furacão.
      E tudo o que você disse é verdade. E dói saber que algumas pessoas com quem a gente se importava tanto, não se importam com a gente.

      Excluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...