domingo, 25 de maio de 2014

Dimanche au cinéma - Repulsion



Sim, eu tenho nojinho do Polanski, mas continuo gostando bastante de seus filmes e um dos filmes que mais gosto deste sujeito nojentinho, porém genial, é Repulsion, que em português ficou Repulsa ao sexo. O filme faz parte de sua conhecida "Trilogia do Apartamento", composta ainda por Rosemary's Baby e The Tenant.

Basicamente, a estória é sobre uma moça esquisita, que não curte gente, muito menos gente homem, que se vê em um fim de semana sozinha no apartamento da irmã e daí começa a surtar, porque ela quer matar todo mundo, amiga eu te entendo. Sério, já me identifiquei muito com Carol Ledoux, a manicure surtada (a linda da Catherine Deneuve), mas hoje em dia me identifico ainda mais.

Alguém pode se espantar e pensar como sou doentinha ou algo que o valha. E quem não é?

Cousas que só Lacan  explica: paranóia, falta de compaixão, desintegração de personalidade, etcetra coisa e tal.

Carol, vazia de toda expressão, por trás do rosto de anjo, uma dimensão doente, realçada pelos gestos mecânicos. Nos 105 minutos do filme, o espectador acompanha o processo de desfragmentação de Carol, a forma como ela suprime suas pontes com o mundo e se isola na doença que a leva ao crime. 

Alguns críticos gostam de discutir se Repulsa ao Sexo é tão ou mais assustador do que Psicose, porque Polanski cria um filme de terror, cujo objetivo deliberado não é assustar, mas chocar. 

Um filme desconsertante.

Bisous.

4 comentários :

  1. Eu preciso dizer que acho os seus blogs incríveis.
    Gosto muito da forma que você pensa, e da forma que expressa o que você pensa.
    Às vezes não consigo dormir à noite, e fico por aqui, vagando pelos seus solilóquios.

    xx
    Alison

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que sempre que ouço a trilha de Amélie, involuntariamente lembro do seu blog.

    Uma vez vi um post seu que vc indicava a leitura enquanto ouvia a trilha, que é uma das minhas trilhas favoritas, e desde então sempre me lembro daqui, ou do Reverbera.
    :)

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...