terça-feira, 22 de julho de 2014

ABC da Moda - A (Alta Costura)




Alta Costura, além de ser uma denominação que goza de proteção jurídica, possui uma série de pormenores que caracterizam e que colocam em uma distância enorme, até dos nomes mais caros da moda brasileira, gente que tem tecelagem própria e galera para separar botão no atelier. Mesmo assim, a Alta Costura está muito longe da gente. 

A Alta Costura é, sendo bem simplista, a produção artesanal de roupa e afins (como jóias) de alto luxo por nomes que se reúnem na França. Uma roupa de Alta Costura é basicamente uma roupa feita de forma manual. Existem peças todas feitas inteiramente à mão, com detalhes de bordados que remetem aos tempos de reis e rainhas da Idade Média. Os materiais são super exclusivos, caros, assim como a mão de obra. E ainda há o detalhe da ideia da "grife", da marca que é sinônimo de alto luxo, para uma clientela pequena e abastada. Tudo herança da maison de Charles Frederick Worth, que por ironia era inglês e não francês. Foi ele que inclusive apresentou o primeiro desfile de moda. 

 Apesar do nome Alta Costura se resumir, legalmente até, as ideias que a gente ilustrou, muita gente atribui o nome Alta Costura à produção, com as mesmas características, de outras capitais da moda, como Londres, Tóquio, NY, Milão, especialmente as duas primeiras.

 Aqui no Brasil a gente vai encontrar pessoas se intitulando de Alta Costura e não é de hoje, que o diga o nosso luxo Dener. É verdade sim que o Brasil tem uma produção de luxo, mas ainda está bem distante de Paris. E por falar da capital da moda, hoje em dia temos dez maisons de alta costura oficiais, mais quatro convidados (entre eles Valentino). Até 2009 eram onze, mas a maison Christian Lacroix perdeu os direitos, como sabemos. A mais antiga, ainda em plena efervencência, é a maison Chanel, membro desde 1909 ou seja, mais de cem anos de história de moda e Alta Costura. As três mais antigas ainda em atividade, ao lado da Chanel, são a maison Christiasn Dior desde 1946, a maison Givenchy desde 1952 e a maison do chéri Jean Paul Gaultier desde 1977 (o ano em que eu nasci). 

Bisous.

Imagem: Tisci para Givenchy.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...