segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mês do Terror - Hellraiser



Hellraiser, a obra-prima do escritor inglês Clive Barker, deu origem à série de filmes homônimos, sendo que o primeiro em português ficou Hellraiser-Renascido do Inferno e, apesar da tosqueira, é um clássico do terror.

Larry (Andrew Robinson) e Julia (Clare Higgins) mudam-se para a antiga casa da família. Lá, descobrem uma horrível criatura, que na verdade é Frank (Sean Chapman), meio-irmão de Larry e antigo amante de Julia. O Frank é um escroto, uma criatura depravada e pervertida que perdeu o corpo físico para criaturas que atendem pela a alcunha de Cenobites, cujo  líder é o Pinhead (Doug Bradley). O filme não explica, mas como li os livros e sou fã de Barker eu explico: os Cenobites são súditos de Leviatã, que é uma recunstrução barkeriana dessa entidade. É o Cthulu dele. Cenobites, basicamente, se ocupam em passar a eternidade torturando corpos e almas em busca do prazer mais profundo, que só viria através da dor. Muita dor. Dor pra caramba. A ligação desse mundo horroroso com o nosso se faz através de um cubo enigmático que deve ser resolvido para abrir uma certa dimensão. É o cubo mágico da desgraça. Quando a pessoa se diverte sendo torturada ao estilo Jogos mortais, ela vira um Cenobite. Sado masoquismo do capeta, sabe como? Pois é, ainda bem que a gente não sabe.

Voltando, Larry tem uma filha, Kirsty (Ashley Laurence), que tem alucinações com criaturas terríveis e poças de sangue (Cenobites, nossos amiguinhos). Então, um acidente faz o sangue de Larry cair no chão do sótão, o que faz com que ocorra a ressurreição de Frank, uma das cenas mais toscas já produzidas pelo cinema, mas tudo bem. Porém, o corpo dele está só a guimba do cigarro do malandro. O meio-Frank procura a ajuda de sua antiga amante, Julia (vulgo vadia das trevas), para ter novamente a forma humana. Ainda secretamente apaixonada por Frank, Julia o ajuda seduzindo homens da cidade e levando-os até a casa, para que o seu renascido amante possa beber o sangue e assim recuperar seu aspecto humano. Adendo: mas em momento algum se explica como que ele sabe disso tudo, etcetera coisa e tal.

 Tentando melhorar sua relação com Julia, Kirsty, que nunca se sentiu a vontade com a madrasta, vai até a casa para conversar com ela. Quando está chegando, vê Julia com desconhecido, que na verdade é a próxima vítima e não o que Kirsty pensa. Ao entrar na casa, Kirsty fica diante do estranho, que está coberto de sangue, e pede por socorro. Aterrorizada, ela se depara com o ainda incompleto Frank, que se identifica e aí é treta. Apavorada, Kirsty pega por acaso o cubo e sente que ele é importante para Frank, então o atira pela janela, o que deixa Frank em pânico. Ao fugir ela pega o cubo e anda pelas ruas desnorteada, por motivos óbvios. Só sei que a pobre Kirsty vai parar num pinel (manicômio) e lá os Cenobites querem brincar com ela.

No final dá tudo certo, até o filme 2 em que a Kirsty é levada para o mundo de Leviatã, nhoin.

Não sei se vocês repararam, mas eu super me amarro nesses filmes.

Boo.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...