quarta-feira, 29 de julho de 2015

Drummond



Os dois livros de Drummond que constam na lista dos 100 livros essenciais da Literatura Brasileira são a Rosa do Povo e Claro Enigma, que eu amo e todo mundo que gosta um tiquinho que seja de poesia também ama. Mas Drummond deve ser apreciado como um todo, porque toda a sua obra poética é inestimável, porque Drummond é a própria poesia moderna brasileira.

Drummond era um poeta de inspiração infinita. Em suas poesias é possível identificar questões existenciais, mas também sentimentais, políticas, sociais. Como bom modernista, era poeta da simplicidade, mas que versava sobre o caos das cidades, versava sobre o novo e sobre o susto:  no meio do caminho.

E hoje é uma das poesias mais admiradas e conhecidas não apenas no Brasil, mas no mundo. A Rosa do povo, livro escrito entre 43 e 1945, tinha como cenário a Segunda Guerra Mundial e também as mudanças do Brasil de Vargas e o Estado Novo.

A Rosa do Povo a beleza aparece de tantas formas diferentes. Num determinado poema temos flor, perfume e natureza, em outro noite e morte. E tudo é simples e ao mesmo tempo profundo.

Tudo na poesia de Drummond aquece o coração, porque é compreensão, mesmo a compreensão do que está errado, porque no final há a esperança. Ler Drummond é estar sempre em contato com a vida  e todas as suas nuanças. 

Bisous.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...