terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Benji e Miu nos ares - dicas para viajar com seu bichinho





{Miu e Benji nos seus respectivos transportdores ou kennel}

Este é um daqueles posts instrutivos para donos de bichinhos que precisam viajar e levá-los consigo, coisa que aconteceu comigo faz pouco tempo.

Óbvio que já existem outros posts em outros blogs sobre o tema. Fora que as empresas aéreas explicam mais ou menos direitinho em seus sites como fazer coisa e tal. Mas achei por bem vir aqui e contar como fiz para compartilhar a minha experiência. E o nervoso que dá.

Quando se decidiu que voltaríamos para Fortaleza, a primeira coisa que me ocorreu foi como viajaria com Miu e Benji. E óbvio que bateu um desespero, um pânico, porque eu já havia deixado os meus gatos na minha viagem de Fortaleza para o Rio, porque não deu tempo de tomar as decisões e providências (vacinas, exames específicos, tudo em dia e documentado). E é duro saber que eles já se foram, e que talvez eu pudesse ter feito alguma coisa, por mais bem cuidados por minha mãe. É osso.

E tratei de me informar com a empresa área, no caso a TAM. E eu aviso, apesar do site, é melhor ligar, porque só ligando você tirará todas as suas dúvidas. E você ligará várias vezes. O bom é que será bem tratado todas as vezes. Ao menos eu fui. Fora que é só através da ligação que você reservará a vaga do seu bichinho. São permitidos apenas dois bichinhos na cabine, até 7 kgs cada. No porão do avião já não sei a quantidade, mas o limite de peso é maior. Mas acho que não rola levar um boi, ou algo assim. Euestoubrincando. E tem a taxa de embarque, R$ 98,00 por animal, e o excesso de peso por cada kg do bichinho. Miu e Benji custaram uma passagem quase. O transportador do bichinho é outro caso a parte. Para o transportador que embarca na cabine, tem uma empresa específica que confeccíona conforme os padrões TAM. Procurem no Mercado Livre. Para o transportador maior, um bom petshop sempre tem, mas comprei também via Mercado Livre, por motivos de estar falindo. É bem mais em conta no ML. Tudo bem que o treco chega todo desmontado e você fica surtando pra montar, porque você decididamente não é bom nessas coisas, mas dá-se um jeito.

Tenha em mente que uma viagem desse porte vai estressar seu bichinho, então se conforme. Não vai adiantar passear com ele cinco vezes por dia antes de viajar ou comprar o petisco favorito e entupi-lo com isso - até porque é bom diminuir os comes e bebes antes da viagem, porque se o seu bichinho sujar o transportador, ele não embarca :/.

Miu embarcou com a gente, ficou muito assustado, mas quem me cortou o coração foi Benji. Estava em pânico, tremia. E não tinha o que fazer, fora rezar. Fiquei com medo dele passar mal. E quando despacharam? Eu só consegui ficar em paz na hora em que nos reencontramos na esteira de malas, já em Fortaleza. O tanto que ele ficou alegre e está alegre até agora rs. Nhoin *_*. Miu embarcou com a gente, como já mencionei, viajou dentro do transportador debaixo das minhas pernas. E miou algumas vezes durante o vôo. E chegou assustadíssimo, de praxe para um gato. Está se readaptando aos poucos, mas tranquilo, porque estamos aqui. E Benji nunca esteve tão feliz, porque passeia na lagoa do bairro com patinhos, garsas e tem uma área de entrada que dá pra rua e ele pode espiar o povo que passa, latir para as motos e espiar o gato da casa de frente.

Em suma, vai viajar com o seu bichinho? Planeje com antecedência e se informe com a empresa aérea por telefone. Vôos internacionais têm mais exigências, parece que agora vai rolar até uma espécie de passaporte, algo assim. 

Planejando, dá tudo certo, como deu conosco.




Bisous.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...