segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

There and back again by Elizabete das Candongas



Passados quase 20 dias desde que voltei para Fortaleza, posso afirmar que reencontrei a minha cidade e ao mesmo tempo encontrei uma outra cidade, quase estranha, de que não me recordava bem ou, até mesmo, nunca conheci. E olha que me orgulhava de conhecer muito que bem minha cidade, quase todos os seus recônditos: o melhor mercado para comprar baratinho e com qualidade, o peixe mais fresco, o melhor pão francês (ou de sal ou carioquinha), o melhor sebo, a rua das lojinhas de quinquilharias, etcetera coisa e tal. Como comentei em uma das minhas redes sociais, o que era lindo em Fortaleza ficou ainda mais lindo. E o que era feio, ainda mais feio. 

Fiquei muito triste pelo estado lamentável em que se encontra o Theatro José de Alencar, do estado ridículo em que se encontra a estátua de Raquel de Queiroz (além de roubarem os óculos da estátua, coloram uma armação de verdade com durepox. é sério! E pintaram as unhas da estátua. Raquel de Queiroz odiava esmalte.). E as pessoas estão mais espaçosas, um bocado mal educadas, mais indelicadas, mais difíceis de conviver. Especialmente no Centro da cidade, quase que impossível de caminhar, com a quantidade absurda de camelôs. De onde eles vieram? E Amado Batista? Por que ainda Amado Batista?

Mas encontrei uma cidade mais rica, cheia de novidades, de belezuras espalhadas por aí. Uma sorveteria lindinha em cada rua, uma livraria com quintal literário pertinho de casa, um sushibar na esquina. E mais árvores! Fortaleza está mais arborezada, as casas com mais jardins e flores. E aqui a nossa primavera é o ano todo, sabe? Deve ser a quantidade de primaveras (bougainvilles) espalhadas por aí, tipo as palmeiras imperiais.

E me reencontrei com o vento de Fortaleza. E como venta na minha cidade. O dia todo, todo o tempo tem vento. E como não preciso me abanar e como não preciso de ventilador para dormir. Muito menos ar-condicionado. Tudo bem que acho que estou blindada contra o calor por causa do Rio de Janeiro, mas me deixa.

Apesar das agruras de recomeçar a vida, estou viva.










Bisous.

Post Scriptum. próximos posts entre as postagens programadas: como viajar com seu bichinho; novidades em Fortaleza; sebos; reclamações; patinhos na lagoa; falarei mal de um monte de cousas rs.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...