sábado, 4 de outubro de 2014

Mês do Terror - O Bebê de Rosemary



O Bebê de Rosemary faz parte da conhecida "Trilogia do apartamento" de Polanski, já falamos sobre aqui. Foi inspirado no livro homônimo de Ira Levin, publicado em 1967. O filme foi lançado em 1968 e causou histeria, basicamente porque representava membros duma seita satânica como pessoas completamente normais, aparentemente inofensivas, vizinhos velhinhos gente boa, com o único porém de adorarem o cramulhão.

Em resumo, é a história de um jovem casal que se muda para um prédio habitado por pessoas que, aos poucos, se monstram "excêntricas". Quando Rosemary Woodhouse (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido, Guy Woodhouse (John Cassavetes), se envolver com os vizinhos "excêntricos", que na verdade formam uma seita do mal. E alguma banda dessas bem ruins de black metal devem ter feito uma musiqunha sobre. 

Só que O Bebê de Rosemary tem toda uma mítica por causa dos acontecimentos macabros que envolvem a equipe e pessoas próximas, fatos insólitos e terríveis coincidências que se iniciam após a estreia do filme, entre 1968 e 1969.

Após o lançamento, um crítico escreveu que os vizinhos de Rosemary se parecem com uma "pequena e reclusa seita da Califórnia". Até aí, tudo bem, não é? Não, não é. O produtor do filme, William Castle, começa a receber ameaças de morte. Castle é internado com falência renal. Na sala de cirurgia do hospital, testemunhas afirmam tê-lo ouvido gritar: "Rosemary, pelo amor de Deus, solte esta faca!". Krysztof Komeda, compositor da trilha sonora do filme e grande amigo do Polanski, morre por causa de um coágulo no cérebro. Em agosto do mesmo ano, Sharon Tate, esposa do Polanski, é assassinada a facadas por quatro fanáticos de "uma pequena seita reclusa da Califórnia" (assim como o crítico descrevera os vizinhos de Rosemary) a família Manson. Assim como Rosemary, Sharon estava grávida. Mais quatro pessoas morreram no ataque, ocorrido na casa de Polanski. Na porta do local, os criminoso escreveram "porco" com o sangue das vítimas. A seita em questão tinha como mentor e fundador o lunático Chales Manson. 

 Esse crime ficou conhecido como "Helter Skelter", nome de uma música dos Beatles. Manson era fã dos Beatles. A última coincidência, ou não, aconteceu vários anos depois do lançamento do filme, quando John Lennon é assassinado, em Nova York, na porta do prédio onde morava. O nome do prédio? Edifício Dakota, o mesmo onde se passava a trama de O Bebê de Rosemary. 

O Bebê de Rosemary pode ser visto apenas como um ótimo filme de suspense, com toques da temática do horror, que joga com o medo eterno do arquetípico do diabo. No entanto, quando se olha para o sincronismo preciso do filme na história americana e da incrível série de acontecimentos que se seguiram ao seu lançamento, tudo parece muito mais sombrio e nos dirige para algum lugar além das películas holywoodianas.

Boo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...