quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Mês do Terror - REC



REC, filme ganhador de alguns prêmios do gênero terror, foi uma inovação e me chegou quando já conhecia algo sobre os filmes de terror espanhois, como contei aqui. Trouxe de volta o found footage, o famoso ''filmagens encontradas'', subgênero já utilizado em Holocausto Canibal e A Bruxa de Blair.

O filme mostra a repórter Ângela Vidal (Manuela Velasco) e seu câmera Pablo (Pablo Rosso) numa noite de filmagens monótona em um quartel de bombeiros (o nome do programa é ''Enquanto você dorme''), para mostrar a rotina deles. Essa parte do filme, como de costume para o gênero found foootage, tudo é calmo, comum e esperado. Até que os bombeiros são chamados para uma emergência. Como Ângela e Pablo querem mostrar tudo o que acontece na rotina desses bombeiros, eles vão também, daí né? Pois é. Chegando lá descobrem que a emergência se trata de uma mulher num possível surto psicótico. Só que não é um surto psicótico, é o diacho de uma possessão demoníaca in vitro. Sim, eu contei o final, nhoin.

A protagonista Ângela Vidal é um destaque a parte, desde em que ainda consegue manter o controle, até quando a história desce ladeira abaixo (para o inferno. literalmente) gritando palavrões em espanhol, tipo que cojones e coisas do gênero que, em outro contexto nos faria rir, mas que no ambiente tenso e terrível de REC realmente apura o clima de terror.

Os últimos quinze minutos de filme são os melhores, com um nível de suspense sufocante, porque se descobre a coisa da possessão demoníaca in vitro que citei no começo da postagem. Tudo seria fruto das experiências pancada de um padre cientista que estaria isolando o "vírus" da possessão demoníaca, para criar uma cura, porque o Vaticano achou a ideia bacana. Mas né, dá tudo errado, a cura não funciona e a possessão demoníaca começa a ser transmitida como a raiva. Lindo.

Curiosidades: foi rodado em locações verídicas, sem que fosse necessária a construção de quaisquer sets de filmagens; durante as filmagens da cena em que um jovem bombeiro cai da escada nenhum ator sabia o que estava realmente acontecendo, o que fez com que as reações gravadas fossem as dos próprios atores naquele instante.

Boo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...