sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

2014, pode ir, viu?



Ano passado fiz uma postagem com algumas considerações sobre 2013 e os desejos para 2014, aqui ó. Praticamente não fiz nada do que eu queria, foi um ano bem difícil que está demorando consideravelmente para acabar. Acaba, peste!

2014

O Gongo

- Romantizei muito a minha volta para Fortaleza. E romances são lindos, mas são ficção. Lembrava de uma Fortaleza quase pacata, da infância dos meus erês, tardes com cheiro de bolo, numa rua com jambeiros. Voltei para uma Fortaleza diferente, metida a ser metrópole sem a inclinação espiritual necessária. Fortaleza provinciana, parece uma menina assustada. Não voltei para uma rua com jambeiros, mas para uma rua órfã de árvores, cuja mangueira centenária mataram até as raízes, como a minha relação com a minha mãe;

- Também romantizei um reencontro de paz com a minha santa mãe, que não aconteceu. Foram alguns dos meus piores capítulos desse meu retorno. Foi tipo ver alguém querido morrer;

- E eu me desiludi com tanta gente em 2014, mais do que já havia me desiludido em 2013. E foi o ano todo, as mesmas pessoas me chocando durante o ano todo, e uma surpresa ruim com alguém em quem eu ainda confiava quase que todos os meses. Lidar com gente é tão difícil, porque o que se quer é confiar no ser humano e ele não deixa. Estou assim, tão mexida, que estou evitando reencontrar as pessoas. Na verdade eu estou meio que fugindo;

- Nós estamos em Fortaleza, mas nossos corações estão no Rio. É muito difícil, sabe? Não é questão de adaptação, estamos adaptados, mas falta algo;

- Não voltei a estudar inglês, não voltei a estudar francês, não exercitei fotografia, não saí toda semana para ver o mar, não pintei uma parde de azul, não comprei vitrola, La Coloriste está na mesma, reencontrei os amigos ao acaso.

Foi bom

- Eu li muito, gente! Muito! E foi muito bom, Comprei livros com todo o dinheirinho que sobrava. Livros novos nas livrarias bonitas da cidade, tipo a Cultura, Lua Nova e Leitura. Livros velhos no querido sebo do Seu Geraldo, na Arte e Ciência;

- Voltei a dar aula;

- Não saí para ver o mar toda semana, mas saí para vê-lo sempre que dava. E foi bom;

- Passeei muito pela cidade e pude reencontrar o Passeio Público revigorado, pronto para piqueniques. O Museu da Indústria reformado, lindolindolindo. Coisinhas lindas como a Doceville, a Sucré, o Estoril de volta à vida, gente;

- Assisti muitos filmes, no cinema, em casa. Revi clássicos. Ah, e o Cine São Luíz voltou todo lindo, o cinema da minha vida.

Sobre as espectativas para 2015. Não quero muito, mas é tudo segredo. Se der certo eu conto pr'ocês daqui há um ano.

Inté.

Imagem: No post do ano passado postei a foto de uma casa que era meu sonho de consumo aqui em Fortaleza. Fica na Avenida Santos Dumont. Dia desses, faz pouco tempo, passei em frente a dita casa, que virou restaurante de comida árabe e mexeram tanto na estética, tiraram os azulejos portugueses, cortaram a árvore da esquina, que quase não reconheci. Por isso, para ilustrar este post, escolhi uma fotografia do Tim Walker que enfeita a parede do meu apartamento, um palacete europeu que nunca se tornará um restaurante de comida árabe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...