domingo, 4 de janeiro de 2015

Como fazer um Blog




Dia desses uma fofa me perguntou como fazer um blog. Criar, na verdade. Como já me perguntaram isso algumas vezes, decidi fazer um post rapidinho para explicar como, onde e o porquê.

Adendo: Pode ser que alguém passe por aqui e ache a postagem ridícula, do tipo óbvia ululante. E é. Mas leve em conta que absolutamente tudo é relativo. O que é óbvio pra gente, pode ser a descoberta da roda pr'alguns. Não custa compartilhar a informação.

Qualquer um pode fazer um blog? É pago?

No Reverbera, querida!, meu antigo e querido bloguito, costumava escrever umas postagens filosóficas sobre o tema bloguelândia (blogosfera me dá vergonha alheia). Vivi e sobrevivi a tal era dos blogs, quando houve um crescimento absurdo da importância dos antigos diários virtuais, que passaram a ser formadores de opinião. Começaram a chamar a atenção, owners a ganhar dinheiro e daí virou negócio. Nesse tsunami, um monte de gente se perdeu, outro bocado se firmou e houve quem sobrevivesse, just like me. Eis que fica a pergunta, quem pode escrever blog? E a resposta é: qualquer um. Não precisa saber escrever, nem ter assunto, porque tem um monte de blog monotemático enriquecendo blogueiro por aí. É relativo.



Sobre dinheiro.

Conheço duas plataformas de blogs gratuitos, os melhores, os mais antigos: Blogger e Wordpress. É só preencher o formulário e criar seu bloguito, não paga nadinha de nada. Depois, ou mesmo antes, você pode comprar o domínio (o nome do seu blog). Precisa de cartão internacional. Mas não é muito caro. Acho mais adequado para blogs que funcionam como marcas ou que ja são marcas, tipo o Dia de Beauté, que acompanho faz anos, acho que era Wordpress, daí passou pra Vogue (a owner é editora de beleza da Vogue Brasil). 

Ganhar dinheiro com blog? 

A maneira mais simples é deixar o Google anunciar, a própria plataforma do blog dá a opção. Particularmente acho que deixa o visual poluído. Fora que é meio caça-níquel, mas é apenas a minha opinião. Caso seu blog chame atenção, seja lá por que motivo for, aparecerão anunciantes, uns bons, outros muitos péssimos, querendo comprar espaço no seu blog por centavos. Cabe a você decidir.

Blogger ou Wordpress?

Obviamente eu prefiro Blogger. Por quê? Porque é infinitamente mais simples, dá pra alterar toda a formatação, configuração, mexer em html sem precisar pagar uma versão avançada, o que acontece com o Wodpress metido a besta. Deu pra perceber que acho o Wordpress antipático? Pois é, eu acho. Aquela coisa "eu sou profissional", acho um saco. Eu escrevo blogs desde 2004, acompanho blogs desde 2001, sou velha-guarda, do tipo que ainda manda flores ♪♫ ainda acredita no vinil, em câmeras analógicas, na tapioca de frigideira e no blog como diário pessoal, tipo o Vodka Barata.

Tenho uma sugestão fuefa e moderninha que se chama Tumblr. Pra quem não conhece, é tipo o sucessor do blog, só que os blogs não acabaram, daí que as duas plataformas meio que competem. Uma competição saudável. O certo é que o Tumblr é um "blog de imagens" que também pode ser escrito. Não tem comentários, o que eu acho legal. E tem reblogagem, que eu acho muuuito legal. Amo: Weird things customers say in bookshops.

E agora umas fotinhas fofas, com gatinhos e cordão de luzes, porque né, meu bloguito é fofinho *_*.







Bisous.

Imagens: T2i.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...