terça-feira, 15 de março de 2016

Chega de maldade e ilusão



Os dias após manifestações são meio conturbados pra mim. Geralmente excluo umas 10 pessoas das minhas redes sociais, não porque são contra corrupção, (eu também sou, de qualquer tipo; não furo nem fila de lanche da minha escola, para terem uma ideia) porque ainda tenho amigos que estão muito chateados com tudo o que está acontecendo e com a situação econômica do país, inflação subindo, desemprego aumentando (eu também estou), mas que, contudo, não são hipócritas e fascistas, porque eu não sou e nem quero ser amiga de fascistas. Mas sempre me estresso e me entristeço um pouco quando descubro que alguém por quem eu nutria algum sentimentozinho que seja é conivente com essa gente horrorosa que faz saudação nazista em plena Copacana, com lixo misógino, machista, homofóbico, racista, etc. 

Mas da última manifestação, do fatídico dia 13 de março de 2016, o que ficou foi a imagem emblemática do casal branco e rico da Zona Sul carioca, com a babá caminhando atrás empurrando o carrinho de bebê, vestida com o nefasto uniforme de babá, num domingo em que o dito casal branco e rico da Zona Sul carioca estava de folga, para ir protestar, porque querem o país deles de volta. E qual é o país que essa gente quer de volta? Eu respondo, o Brasil colonial, escravocrata, como das pinturas de Jean-Baptiste Debret ou o Brasil quase isso, em que a elite tinha os aeroportos só pra ela, o Brasil sem as cotas, sem os programas sociais e com menos miséria. 

A raiva que essa elite tem desse governo que está aí, nada tem a ver com o sentimento que eu tenho por exemplo, que é a desilusão em constatar que o projeto social do governo não era tão ousado e que pior, haveria de se associar com os setores mais asquerosos da política nacional. Estou desiludida e triste, mas ainda fico um pouco feliz, sabendo que a filha do porteiro do meu condomínio está numa universidade federal através das cotas para alunos de escola pública. Só que a minha alegria é a revolta da elite que odeia o PT e o Lula, que é o maior símbolo do povo que chega ao poder. Essas pessoas odeiam o Lula não porque as acusações contra ele são graves e revoltantes, mas porque ele era pobre, de origem nordestina, metalúrgico que perdeu um dedo no trabalho. Essas pessoas estavam desde os idos dos anos 2000 torcendo para algo assim acontecer, para que o "Zé povinho", representado pelo Lula, volte a não ter esperanças e nem ousar a entrar na piscina, como na cena do Que Horas Ela Volta. Essas pessoas a que me refiro são pra mim a verdadeira gentelha burra, a elite viúva da escravidão desse país.

Voltando ao uniforme de empregada e de babá: eu odeio essa simbologia. A vontade que eu tenho quando vejo uma cena assim, uma idiota rica andando na frente com a babá negra de uniforme atrás, fazendo um serviço que a idiota rica deveria fazer (cuidar do próprio filho num dia de folga) é de ir até a babá e abraçá-la, e dizer que o mundo é um lugar horrível e que a humanidade deu muito errado, mas que nem todo mundo é como a idiota rica. Geralmente eu deixo o meu abraço no olhar. Tive o desprazer de manter contato com alguns desses idiotas, na sua versão paulistana, inclusive tive um simulacro de discussão com uma, a mais ignorante de todas, justamente por conta da babá de uniforme nos finais de semana. E tive a alegra de excluí-la das minhas redes sociais, e bloqueá-la.

Gostaria de bloquear toda a maldade e ilusão do mundo.

Mas olha, as coisas podem não ter chegado ao ponto de evolução e correção de injustiças históricas que eu e muitos esperavam, mas estão sim muito melhores, como disse o vocalista da nova Legião Urbana para o idiota do faustão, o Brasil está muito melhor do que há 30 anos atrás. Especialmente quando a gente vê, no mesmo dia que a cena de Copacabana acontece, essas duas meninas negras incríveis no palco do Lollapalooza. Por isso, chora elite idiota, que os avanços que o país conquistou nunca mais partirão.




Imagem: Mural Eva do  Acidum Project da minha cidade, Fortaleza.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...