segunda-feira, 20 de junho de 2016

Rumos



Este ano de 2016 está muito complicado em vários aspectos, e sim, vocês já me leram escrevendo sobre isso por aqui algumas vezes, mas talvez não da maneira que escreverei agora. 

O país está passando por uma das situações políticas mais delicadas desde a Ditadura, uma presidenta (sim, é presidenta) honesta e eleita democraticamente, afastada por um golpe midiático, organizado numa aliança bizarra de gente de espírito míope, e nesse meio incluo os incautos de camisa da CBF também. Uma crise econômica real, que a gente que é pobre e come arroz com feijão sente de verdade. E, o que me parece mais grave, um sentimento fascista patente, em que seus filhos colocam a cara feia para fora das sombras, contagiando toda uma série de pessoinhas frustradas, que odeiam os diferentes e fragilizados por alguma instância, mulheres, negros, LGBTs e ainda, quem luta pela democracia e por um mundo mais justo e igualitário, sobrando até para vegetarianos e ciclistas. De modo que não está fácil viver.

A gente que lida com público, com pessoas no dia a dia, talvez seja quem mais sente isso de perto, na carne. E a gente que sente e reage, alerta, brada, retruca, está passando pelo penoso processo de silenciamento, quando não se está num ambiente que respalde e que permita autonomia de pensamento. E é triste. Silenciar quem defende os direitos humanos e dar voz a quem tem o ódio como resposta, é muito triste.

Mas eu acredito que dias melhores virão (a coisa além do arco-íris talvez). Talvez, na verdade é certeza, que tudo isso deixe sequelas no país e nas pessoas como um todo. mas olha, cicatrizes são marcas de luta que deixa lembrança que ela esteve por aqui, e que marcou. A gente olha pra elas e pensa: eu vivi e lutei, e ganhei.

Inté.

Imagem: do fotógrafo Johnny Joo, Land of Oz, parque temático sobre os livros de L. Frank Baum, mas que está fechado faz um tempo, os moradores do local nem sabem que ele existe, mas existe.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...