quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ilha de Guaratiba, Rio de Janeiro



Foi dos últimos passeios que fiz ainda uma senhora casada e tal. A família do ex-marido, hoje amigo, tem uma casinha na Ilha (de Guaratiba), uma casinha que à época estava caindo aos pedaços, gritando por reforma. Nesse passeio, inclusive, já não tinha mais a Mata Atlântica atrás da casa, mas sim o BRT, fora que o vizinho recém-chegado era o Túnel da Grota Funda.

 É tudo muito simples, apesar de alguns casarões e sítios de veraneio. É, o povo do Rio faz casa de veraneio dentro do próprio Rio. A cidade é muito heterogênea, muito maluca, do Leblon a Bangu. 

 As estradas que levam para a Ilha têm banquinhas de venda de guaiamum (um tipo de caranguejo), de laranja, de tangerina e se multiplicam as chácaras que vendem mudas de plantas da Mata Atlântica. Como a gente vê em cidade praiana fora da capital, sabe como? Até o sotaque das pessoas me pareceu diferente. 

 Apesar da casa maltratada, o espaço que eles têm é ainda um privilégio. O idh da região pode até ser pior do que o da Baixada, mas a vista, as orquídeas brotando no meio da rua (é sério) e as bromélias florindo por todos os lugares (inclusive nasceu uma no meu pulmão, certeza que sim) valem a distância e toda a coisa insólita. Eu meio que me embrenhei no meio dos matos da casinha, e catei um monte de bromélias e jibóias e de lambuja, umas formigas devoradoras de gente (quase fiquei sem dedos).  Boa parte das minhas plantinhas da casa do Rio vieram de lá, minha casa parecia uma selva, segundo algumas pessoinhas. 


Um pouco do mato onde me embrenhei em busca de espécies da Mata Atlântica. Burle Marx morrendo de orgulho de mim.




Bromélia brotando do nada, em qualquer lugar. Lembro que o teto da casa tinha um monte, de várias cores, mas as fotos não ficaram legais.



A vista "horrível" da frente da casa.



Outra vista "horrenda" dum restaurante onde paramos pra comer uma caldeirada capixaba bem mais ou menos. mas a vista compensou. 



Ventilador antigo do ex-sogro. Uma das minhas maiores mágoas foi ter me separado sem ganhar esse ventilador, que deve estar estragando por lá ou mesmo foi jogado fora (lembro dum móvel que estava sofridinho, mas que dava pra recuperar, mas não queriam nem ouvir falar nisso). gente com visão #sqn



Museu da Grota Funda.




Uma parte da minha mini-selva feita a partir de espécies da Ilha de Guaratiba, bem no começo.


Bisous.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...