quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O curioso caso de Annabelle que parece minha tia



Já escrevi muita resenha de filme, especialmente, filme de terror, confiram aí na tag Boo do bloguito. É uma das coisas que mais gosto de fazer em termos de blog e, pelas estatísticas, é das coisas que vocês, leitores fofinhos, mais gostam de ler por aqui. Obrigadinha. E eu levo a sério, leio outras resenhas pra ver se minhas ideias desabrocham, mexo nos meus alfarrábios sobre psicologia, filosofia pra deixar a cousa mais interdiscurssiva, quase como se estivesse elaborando minhas aulas. Mas  eu enjoei disso ó.

Nesse momento inclusive, eu deveria estar corrigindo redações, mas fui assistir Anabelle 2: criação do mal, apesar de ter odiado com força Anabelle 1. Mas eis que escrevo esta resenha, sem pretensão, é mais pra tirar uma onda sinistra dum filme muito ruim, inspirada pela visita que a boneca do capeta fez por aqui, passeio este, aliás, que a coisa mais legal de todos os tempos. Tá, a mais legal não, uma das mais legais. Mas para por aí.

O filme é um cocô. Sério, um cocozinho, pior do que o 1. É ruim de uma maneira sem vergonha, e houve momentos que pensei que eu fosse morrer de desespero, não de medo, mas de raiva de como se faz um filme ruim desses. Então, já dei o spoiler de que é ruim, você continua lendo por sua conta e risco.

Posso dizer que sou uma espécie de especialista em filme de terror ruim, acho até que eu deveria fazer uma pós-graduação sobre. Poderia apenas ser um mais um filme besta, pra gente assistir daqui uns anos numa noite qualquer, passando no SciFy e afins, mas não, além de não se sustentar em pé para além dos easter-eggs do pretenso universo waniano (Invocação do mal 1 e 2, Anabelle 1 e 2) é mal feito, é ridículo, é pretensiosinho. E tem gente gostando, vai entender.

Confesso que tenho implicância com a Annabelle, porque ela se parece muito com a minha tia Artemísia na aparência e na capetice. Minha tia é tão célebre em suas ruindades que é conhecida por um certo apelido na Barra do Ceará (não vou dizer, não adianta), por coisas como ter cegado o falecido marido (outra praga ruim, do tipo bíblica), e por já ter feito gente cometer suicídio. Eu estou falando sério.

Então, a tia Artemísia, quer dizer, a Annabelle 2, traz um monte de coisas que  a gente já viu em outros filmes bem melhores. Mas vamos lá, somos apresentados ao criador da boneca, que perdeu a filha de forma trágica alguns anos antes. Depois da tragédia, ele resolve transformar sua casa em uma espécie de abrigo para crianças órfãs, como forma de suprir essa ausência. Com isso, surgem algumas crianças e uma freira – aquela lá do Invocação do Mal 2 (desse eu gostei) – que passam a notar que 'algo errado não está certo', algo estranho acontece no quarto intocado da menina falecida. E é a partir disso que se forma o "terror", com as hóspedes tendo que se virar para se livrar do capeta em foram de boneca ou boneca em forma de capeta, sei lá. Clichê, né? Pois é, clichê.

O filme basicamente é um apanhado de esquemas batidos, como a jogo com a trilha sonora: cria uma tensão crescente, e no segundo anterior ao susto, a música para, quando isso acontece, todo mundo já está sabendo o que está por vir, o que deixa a cena anêmica e boring, lá pra terceira vez que isso aconteceu, eu já sentia saudade de assistir Tomates Assassinos. 

Annabelle 2 é basicamente isso, um monte de clichê, pretensiosamente reinventando os filmes de terror (tá não, queridinho), que todo mundo que assiste e concatena as ideias minimamente, já sabe o que vai acontecer: a boneca do cão tocando o terror.  Minha tia Artemísia daria um filme melhor.

Inté. 

Um comentário :

  1. Muita boa historia! É muito assustadora! Você também gosta dos filmes de terror? Faz pouco eu vi Sobrenatural A Ultima Chave. A verdade o filme Sobrenatural foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos inovadores. A verdade teve protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Muito bom. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas. Vai gostar porque tem um elenco grande com Lin Shaye no papel principal.

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...