terça-feira, 26 de setembro de 2017

O mistério do pó amarelo em Mother! de Aronosky (com update)

Aviso, muito spoiler!



Não tem jeito, se você assistiu o filme Mother! está neste momento se perguntando, afinal, o que diabo é aquele pó amarelo que a personagem da J. Law coloca na água e bebe, toda vez que está abalada?

Obviamente que a resposta mais direta e lógica seria que é uma espécie de medicamento, só que a gente sabe que não é tão simples assim, porque todo o filme trabalha na casa da alegoria metafórica. Sendo assim, aquele pó amarelo não é um tipo de lítio ou algo que o valha, apesar de que tem o efeito similar, mas sim, enquanto metáfora, representa outra coisa e essa outra coisa está enlouquecendo todo mundo que parou sua vidinha durante aquela fatídica uma hora e cinquenta e quatro minutos (eu já assisti quatro vezes). Especialmente porque o Sr. Aronosky afirmou, numa das suas primeiras coletivas sobre o filme, que levaria o segredo do pó amarelo pro túmulo.

Aulas recentes, em que passei a audição do filme pros meus alunos (sim, sou louca), as discussões foram das mais incríveis, tanto pra quem adorou o filme, como pra quem não gostou, por se sentir incomodado ou até mesmo ofendido (vamos combinar que, pra quem é cristão praticamente e, especialmente católico, é meio pesado). Mas então, surgiram duas teorias:

A primeira, do meu aluno Vladison, 3ª ano, que lembrou da relação das antigas religiões de culto à mãe natureza, que talvez o pó amarelo significasse a fé desses adoradores, que ela sorve pra se acalmar, daí quando ela está grávida do motivo do novo tetamento (Cristo), ela não é mais adorada, ou não será mais adorada, e daí joga o pó fora. Agora, o porquê da cor amarela eu ainda não sei nem o Vladison me disse rs.  

A segunda fui eu mesma, pirando no percurso pra casa, via Avenida José Bastos, numa segunda, feriado do comerciante, tudo fechado, sol quase se pondo e eu pensando em radicias da língua inglesa e o pouco de história da língua inglesa que aprendi quando estudava alemão (sim, é isso mesmo, maravilhas da Casa de Cultura Alemã). Yellow (amarelo, em inglês) seu radical saxão -yell significa gritar, clamar. O "dono da casa" (Deus) sempre inclui em seus discursos e escritos, presentes nos textos da Bíblia, o termo cry out, que também significa clamar. Ou seja: Ele fala dos clamores, mas quem os absorve e os sente é Ela. Eu sei lá rs.



E agora uma terceira, li numa matéria do Telegraph, que o pó amarelo seria uma leve referência ao livro Papel de parede amarelo de Charlotte Perkins Gilman, cujo enredo é o seguinte, temos a personagem central, que é nossa narradora em primeira pessoa, como uma espécie de diário. A narradora é uma mulher, cujo marido - um médico - a mantém num quarto que ele alugou durante o verão. Ela é proibida de trabalhar e se vê obrigada a esconder dele o diário que escreve, pra que ela possa se recuperar do que ele supostamente diagnosticou como sendo uma "depressão nervosa temporária - uma leve tendência histérica", um caso comum às mulheres da época, ou seja, que misógino. As janelas do quarto possuem grades, e há um portão no topa das escadas, permitindo que o infeliz do marido controle o acesso ao restante da casa. O conto ilustra o efeito do confinamento na saúde mental da narradora, e sua propensão à psicose. Não tendo nada para estimulá-la, ela se torna obsessiva pela textura e cor do papel de parede do quarto. "É do amarelo mais estranho, esse papel de parede! Me faz lembrar de todas as coisas amarelas que eu já vi - não coisa lindas como botões-de-ouro, mas ouro envelhecido, e péssimas coisas amarelas. Mas tem algo de errado nesse papel de parede - o cheiro!... A única coisa que eu posso pensar sobre isso é que é a cor do papel de parede! Um cheiro amarelo." No fim, ela imagina que há mulheres arrastando-se atrás do papel de parede amarelo, e chega a acreditar que ela é uma delas. Ela se tranca no quarto, que agora é o único lugar onde ela se sente segura, recusando-se a sair dali quando o aluguel do quarto expira.



Contudo, procurando mais coisas sobre, encontrei uma outra entrevista do Aronosfsky em que ele solta a língua ao menos um pouquinho.

 What was with that yellow powder concoction that Jennifer’s character drinks?
Oh no, this is the one I don’t love answering. [Laughs] I think Jen has a better answer for this than I do. Let’s just say it’s harkening back to Victorian novels and this idea of a deeper connection for her and the house. But I don’t love to go deeper into it than that.

O que era aquela mistura em pó amarelo que a personagem de Jennifer bebe?
Oh não, essa é uma que eu não quero responder [Risos] Eu acho que Jen tem uma resposta melhor pra isso do que eu. Vamos dizer que tem relação com as novelas vitorianas e esta ideia de uma profunda conexão entre ela e a casa. Mas eu não gostaria de me aprofundar nisso.

Adendo: J. Law sabe!

Mas então, agora que embolou o meio de campo rs. Se a gente parar pra refletir que, em termos de novelas da época vitoriana, temos Charles Dickens, Eliot e as Irmãs Brontë, com romances como Morro dos ventos uivantes, Jane Eyre, Villette, etc, realmente há essa tal de profunda relação com a casa, até porque estamos falando aqui da Inglaterra, dos longos períodos trancados em casa, no outono e inverno, em que só havia a casa e a leitura, que era feita em geral em voz alta, ou seja, as estórias eram concebidas para serem lidas em voz alta, pra todos se entreterem, daí em parte o epíteto "novela". O que isso tem a ver com pó, gente? e um pó amarelo rs? Será que é uma referência as inspirações dos escritos da era vitoriana em relação a escritoras como Charlotte Perkins Gilman?



Aceito ajudas, sugestões, abraços etc coisa e tal.

Bisous.

P.S.: Ninguém reparou, pelo menos não que eu tenha visto, mas eu acredito que o tal do pó amarelo aparece em outra momento no filme, quando ela está preparando uma espécie de argamassa, ela está misturando lá e o resultado é dum tom amarelado, primeiro meio claro e depois mais intenso. Eu acho que é o mesmo pó. Levando em conta que ela é a casa...

UPDATE!
Na minha última aula, pra um das minhas turmas de primeiro ano, um dos alunos, que já fez estudo bíblico e lê constantemente a bíblia, lembrou d e alguns trechos, fez algumas anotações. Lá no livro do Gênesis 1:2: No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia.

No começo do filme, Ela (a terra/natureza) que é ela e ao mesmo tempo a casa (que é a terra), está arrumando a casa que já fora destruída, meio sem vida ou que não está pronta. Ao longo da narrativa, numa discussão entre o Poeta e Ela, Ele fala que a casa não tem vida, e Ele quer que se encha de vida e ideias, etc. Ela, em várias partes da primeira metade do filme, sente a casa, toca nas paredes, fecha os olhos, e vemos seu interior pulsar, no que parece um útero (vida). Sempre que está alterada, em desequilíbrio, faz uso do pó amarelo misturado em água (fora o que passa na argamassa das paredes). Então, levando em conta que no início a terra era sem forma e vazia, ou seja, sem vida, o líquido amarelo pode sugerir uma espécie de vida, que ela ingere sempre que está em desequilíbrio, que vem justamente, pois ela é sem forma e vazia. Daí, quando ela engravida do Filho do Homem (Jesus), ela joga o pó amarelo fora, pois Ele veio para que tenhamos vida: trecho em João 10:10: " eu vim para que tenham vida, e que tenham vida em abundância."

E aí, minha gente, eu fiz a ligação com as tais novelas vitorianas, já que se lia as tais novelas no inverno, para trazer vida pra dentro de casa, e daí a relação das mulheres e das casas, pois eram elas que liam, ou seja, que trariam (ou criavam) vida.

Já a escolha da cor amarela, acredito que seja pela representatividade do amarelo, cor do ouro, do sol, do açafrão, representa a luz divida, já que atravessa o azul do céu, e ainda, a gema de ovo, que guarda a vida, amarelo simboliza isso, vida. Na Bíblia, o amarelo é a cor da cura, da unção, da fé em Deus, talvez daí Ela precise ingerir o amarelo, pra se curar, ungir e se embeber de fé Nele.

91 comentários :

  1. O pó amarelo pode simbolizar o Sol ou a adoração pelo Sol. Antes de adorar um Deus, os homens adoravam a (mãe) natureza através, principalmente, dos astros e o mais adorado era o Sol.

    ResponderExcluir
  2. Antes da gravidez (certeza da encarnação de Jesus Cristo) a mãe era fortemente afetada pela presença dos seres humanos, como forma de compensar a medida de tolerância de Deus e os efeitos negativos matérias da presença humana, a mesma ingeria a substância amarela (que talvez pudesse ser a representação de Lúcifer) a substância permitia a espécie de equilíbrio entre a tolerância divina e o avesso maléfico, permitindo uma espécie de meio termo. Não obstante tal fato, a certeza da gravidez tornou desnecessária o uso da substância em face da encarnação de Jesus na própria casa, por este motivo a mesma tenta espulsar satanás, ou pelo menos não "fazer uso" dele. O filme é realmente emociante e podemos visualizar o amor divino em seus aspecto mais superior, chegando a parecer loucura ao olhos humanos. O filme deixa claro a certa do amor de Deus pela humanidade atreves da concessão do livre arbítrio e o respeito Divino a ele, a "mãe natureza" foi obra prima, mas o amor de Deus é pelo seus filhos e não pelo mundo e a assim sempre será esta a única esperança da himanidade, filme deixa claro que razão da para existência da humanidade é Deus e que sem Deus a "mãe natureza" já teria se encarregado de nós expulsar por conta própria.

    ResponderExcluir
  3. acho que o pó amarelo é o sol, que nutre a natureza, a permitindo respirar.

    ResponderExcluir
  4. Será que tem a ver com a terceira fase da alquimia, citrinitas, aquela antes da transmutação?

    ResponderExcluir
  5. Li alguns comentários dizendo que tem haver com o opium, usado como calmante na época vitoriana... porém posteriormente troxou o nascimento de bebês com defeitos genéticos...

    ResponderExcluir
  6. O diretor disse em entrevista que o pó amarelo está ligado a literatura vitoriana. Seria legal esperar ou indicar pra alguém que saiba muito bem sobre esse assunto e fazer o link que tanto queremos.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Adorei o texto. A comparação do pó amarelo com o conceito de vida faz realmente muito sentido. Todas as vezes que ela se sente invadida, passa mal, começa a ver a casa voltando a ficar destruída, queimada. Esse mal estar só passa quando ela toma o tal remédio. Como que se o planeta estivesse se esforçando para reconstruir o que fora destruído.

    ResponderExcluir
  8. Moça, que post do caralho OISHDGOÇSDHGOÇIAGHOISDHGOS
    Acabei de ver o filme com meus amigos e a gente super quebrando a cabeça da saber desse pó, e estamos ALUCINADOS com esse post OIHSDOGIHOSGHSDOGHOSDG
    Lindos seus alunos. Obrigada pela ajuda! :')

    ResponderExcluir
  9. Excelentes considerações, obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  10. Na minha interpretacao o po amarelo seria a luz divina. No comeco do filme ela mistura um pó parecido na massa corrida, e coloca um pouco na parede, ao lado da massa corrida de cor cinza. A partir daquele momento temos o dia e a noite, fez-se a luz, e o mundo começou. Toda vez que ela toma o pó é pq a escuridao esta tomando conta do mundo, entao ela toma a luz divina para melhorar tudo. No segundo ato, quando acorda e diz para deus que está grávida, ela acorda com um granfe clarão, e seu coração nao doi mais, logo ela nao precisa mais do "medicamento" pois esta carregando o proprio salvador.a única ligacao que nao entendo é sobre o pó ter ligacao com a era vitoriana. A unica coisa que me veio a cabeça quando li é o "Rei sol", luiz xiv, mas nao consegui desenvolver nada dai.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de sua postagem e de como compartilhou suas impressões com seus alunos. Vi o filme ontem e o considero uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu adorei o filme. Sensacional!! Sobre o pó, eu enxerguei de outra forma. Todas as teorias que li não explica o fato dela passar o pó na massa da parede. Por isso eu vejo o pó com outra idéia, como a "graça divina". Amarelo significa luz, que pode ser associado a ideia de divino/sagrado. No início do filme, ela está pintando uma parede com uma cor neutra, para e olha (com um ar de que falta algo). Então ela coloca o pó na mistura e passa na mesma parede e se afasta para olhar de novo (agora com um ar de satisfeita). Mostra que ela utilizou "graça" na criação. Ela colocou a "graça divina" nas coisas feitas por ela. A gente fala isso, que tudo que a natureza fez é perfeito e agraciado.
    Nos episódios que ela bebe o líquido, sempre em situação de caos, é como se ela buscasse um pouco de "graça".
    Quando ela descobre que está grávida e joga o pó fora, passa a ideia que é porque ela foi agraciada (é assim que nos sentimos quando viramos mãe, divinamente agraciada). Gravidez é uma "graça", por isso não precisava mais da mistura
    Essa foi minha forma de explicar as diferentes situações que ela usa o pó.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu adorei o filme. Sensacional!! Sobre o pó, eu enxerguei de outra forma. Todas as teorias que li não explica o fato dela passar o pó na massa da parede. Por isso eu vejo o pó com outra idéia, como a "graça divina". Amarelo significa luz, que pode ser associado a ideia de divino. No início do filme, ela está pintando uma parede com uma cor neutra, para e olha (com um ar de que falta algo). Então ela coloca o pó na mistura e passa na mesma parede e se afasta para olhar de novo (agora com um ar de satisfeita). Mostra que ela utilizou "graça" na criação. Ela colocou a "graça divina" nas coisas feitas por ela. A gente fala isso, que tudo que a natureza fez é perfeito e agraciado.
    Nos episódios que ela bebe o líquido, sempre em situação de caos, é como se ela buscasse um pouco de "graça".
    Quando ela descobre que está grávida e joga o pó fora, passa a ideia que é porque ela foi agraciada (é assim que nos sentimos quando viramos mãe, divinamente agraciada). Gravidez é uma "graça", por isso não precisava mais da mistura.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu adorei o filme. Sensacional!! Sobre o pó, eu enxerguei de outra forma. Todas as teorias que li não explica o fato dela passar o pó na massa da parede. Por isso eu vejo o pó com outra idéia, como a "graça divina". Amarelo significa luz, que pode ser associado a ideia de divino. No início do filme, ela está pintando uma parede com uma cor neutra, para e olha (com um ar de que falta algo). Então ela coloca o pó na mistura e passa na mesma parede e se afasta para olhar de novo (agora com um ar de satisfeita). Mostra que ela utilizou "graça" na criação. Ela colocou a "graça divina" nas coisas feitas por ela. A gente fala isso, que tudo que a natureza fez é perfeito e agraciado.
    Nos episódios que ela bebe o líquido, sempre em situação de caos, é como se ela buscasse um pouco de "graça".
    Quando ela descobre que está grávida e joga o pó fora, passa a ideia que é porque ela foi agraciada (é assim que nos sentimos quando viramos mãe, divinamente agraciada). Gravidez é uma "graça", por isso não precisava mais da mistura.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse filme. Achei uma obra de arte e seu post foi muito enriquecedor.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da análise e da ousadia de ter passado pros seus alunos. É um filme perturbador, mas que leva a muitas reflexões sobre a humanidade. Abraços

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha esse texto. Tirou muitas dúvidas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Maneiríssimo isso aí heim...

    ResponderExcluir
  19. Excelente! Fiz algumas expeculações parecidas. As duas últimas parecem bem coerentes. Parabéns pelo texto, Lilibete!

    ResponderExcluir
  20. Então o amarelo é a Evolução! Que cria novas espécies a cada vez que ocorre. (?)

    ResponderExcluir
  21. Tô enlouquecendo tentando entender esse pó amarelo.
    Você aglomerou bem todas as coisas que li sobre, só faltou a relação com o Bezerro de Ouro
    "19 Quando Moisés aproximou-se do acam­pamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.

    20 Pegou o bezerro que eles ti­nham feito e o destruiu no fogo; depois de moê-lo até virar pó, espalhou-o na água e fez com que os israelitas a bebessem."
    E é bom lembrar que há som de sinos quando ela lança o pó na água.
    O que casa bem com a sua ideia de uma espécie de adoração.
    Mas, não sei... Sensação que está por aí, mas ainda não é isso.

    A proposito, Casa de Cultura Alemã, José Bastos... Você é de Fortaleza?

    ResponderExcluir
  22. oi, então, você percebeu q o pó q a mãe usa para fazer a tinta q pinta a parede, logo nas primeiras cenas, é o mesmo pó que ela usa para beber?outra coisa, ela usa isso como tinta do que seria o planeta terra (a casa) então esse amarelo q a mãe natureza usa é uma das coisas matérias que a terra também precisaria.
    eu acho q seria o sol que da energia a terra e também da energia a mãe natureza.. é a única coisa que consigo pensar.

    ResponderExcluir
  23. No rotulo está escrito IO96 ou 1096 e algo como Buffalo NY
    De resto é bem difícil conseguir ler

    ResponderExcluir
  24. Fantástico!!! Lilibete, quero sentar contigo no recreio pra conversar sobre esse filme ahahahahhaha

    ResponderExcluir
  25. Olá, sou Suzana!
    Assisti ao filme com meu marido, não entendi nada, fiquei boiando, mas encucada com o elenco, fotografia, direção de arte... daí fui pesquisar e finalmente caiu a ficha do que se tratava! Conclusão; estamos obcecados tentando desvendar cada trecho do filme... rsrs
    Ontem foi nossa segunda vez... pausamos diversas vezes, conversamos a respeito, analisamos, pesquisamos um pouquinho mais e... eis que se passaram 4 horas para vermos um filme de 2 hs!
    Devo reconhecer que não somos conhecedores bíblicos (isso já deu para perceber né? rsrs), mas não nos aprofundamos por falta de interesse mesmo, somos agnósticos.
    Enfim; fiquei impressionada em não ver mais nenhum comentário por aqui, mas fico feliz em compartilhar nosso interesse.
    Fiz diversas anotações sobre algumas questões que parecem (não significa que sejam) óbvias, como o fato de o livro Dele ser a bíblia... a editora ser a igreja, dentre outras curiosidades.
    Quanto ao líquido amarelo, arrisco o palpite de que seja ópio.
    uma vez que a substância era distribuída livremente na corte real e até a própria rainha Vitória o consumia misturado com cocaína na forma de pastilhas. Também é possível perceber o tom amarelado na pele da personagem característica de quem o utiliza. Ainda hoje na medicina é usado como anestésico e potente remédio contra a DOR, (seria a explicação para o alívio momentâneo e a impossibilidade de utilizá-lo na gestação), também há o fato de ser alucinógeno e fazê-la não enxergar por um momento, todo o presságio de destruição que iniciou-se com Adão.
    Minha dúvida nesse caso, seria se a ingestão do ópio era espontânea ou administrada pela humanidade... não seria um alívio momentâneo para a mãe natureza, tantas políticas para reduzir a emissão de gases? Tratados de paz aparentemente inocentes mas com muitas intenções ocultas?
    Enfim, em minha humilde opinião seria uma boa explicação para o pózinho amarelo... rsrs. A substância era tão aceita pela sociedade que os grandes autores da era vitoriana, como Charles Dickens, Oscar Wilde e Sir Arthur Conan Doyle fazem referências à droga em muitas das suas obras.
    E você o que acha? Super abraço! ;)

    ResponderExcluir
  26. posso usar seu texto pra fazer um vídeo pro meu canal? adorei sua interpretação?

    ResponderExcluir
  27. Se quiser conversar sobre os créditos me chama no whatsapp 11 957882209

    ResponderExcluir
  28. amarelo,ouro,gira-sol,mel,leão,anjo,logos.

    ResponderExcluir
  29. Realmente incrível!
    Estou maravilhado com esse filme e obrigado por me ajudar a esclarecer algumas coisas. Amei seu blogue <3

    ResponderExcluir
  30. Oi, achei o seu site tentando entender o significado do tal pó amarelo, e depois de ler tudo o q que escreveu me veio a seguinte idéia: o que alimenta a natureza e restora a beleza e exuberância das plantas e da terra quando ela está morrendo? Água e luz. Simples assim. Se uma planta está morrendo, é disso que ela precisa. No filme, a Mãe Natureza quando se sente em desequilíbrio e começa a ver a casa retornar às cinzas, recorre a um copo de água com um pó amarelo que pra mim simboliza a luz, recuperando assim sua vitalidade e ganhando forças para continuar. Fazendo um paralelo com a idéia das casas vitorianas, antigamente uma das primeiras coisas que se fazia ao acordar era abrir as janelas, para que pudesse entrar ar fresco e luz do sol, creio que falava-se que isso trazia vida para dentro da casa.

    ResponderExcluir
  31. Assistir o filme ontem e estou assistindo denovo. Quando pesquisei e vi as ligações bíblicas minha cabeça explodiu, o lance com o pó amarelo pode estar relacionado ao sol pois a natureza se alimenta da sua luz... não sei. Esse filme é muito louco!

    ResponderExcluir
  32. Explicação maravilhosa!

    ResponderExcluir
  33. Meu Deus, acho que faz mais sentindo a primeira teoria.

    ResponderExcluir
  34. Acredito que o líquido amarelo, pode significar "Esperança" ou "Fé"

    ResponderExcluir
  35. Amei ler suas ideias! Realmente fiquei me perguntando o que o remédio simbolizava. Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Discordo com o comentário que a página diz que eu fiz. Deturparam e alteraram o argumento passado na entrevista

    ResponderExcluir
  37. Discordo com o comentário que a página alega eu ter feito. Deturparam e alteraram o conteúdo e a argumentação. Peço que corrija ou exclua. Desde já agradeço.
    Erik Alexandre

    ResponderExcluir
  38. Discordo com o comentário que a página alega eu ter feito. Deturparam e alteraram o conteúdo e a argumentação. Peço que corrija ou exclua. Desde já agradeço.
    Erik Alexandre

    ResponderExcluir
  39. Essa última explicação sobre o aluno que fez estudo bíblico foi mais convincentes, rsrsrs'!
    Acabei de assistir o filme, e por ser cristão eu percebi as alusões bíblicas e questões temporais.
    Mas esse bendito pozinho me deixou com uma pulga atrás da orelha pra saber o significado!
    E por assistir o filme... Dá pra entender o sentido da última explicação!
    Eu não ia sossegar até descobrir ou quase afirmar essa questão rsrsrs'
    Muito obrigado pela ajuda de vcs!
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  40. Pra mim o pó amarelo representa o Sol(amarelo, se fosse em kripton o pó seria vermelho rs). O planeta Terra recebe os raios solares que sustentam toda a vida. Quando a Mãe(Terra) toma o pó amarelo(raios solares) recupera o vigor(se enche de vida). O pó amarelo sendo jogado fora representa a morte do Sol. O Sol morre e então a vida na terra morre. Veja que depois que ela faz isso anoitece no filme. É como se houvesse uma cronologia cosmológica em paralelo à cronologia bíblica de forma que há um ponto comum no início com o Big Bang/Gênese com o famoso Fiat Lux(faça-se a luz)

    ResponderExcluir
  41. Eu acredito que é bem mais simples do que isso. Claro que não quero desmerecer o esforço de vocês. Mas quando assisti o filme entendi que o líquido amarro simboliza as duas fontes de vida: Água e Sol! Sem esses dois elementos não há vida, portanto todas as vezes que ela se sentia fraca ela se alimentava disso. Porque ela jogou fora? Porque Jesus é a fonte da vida, que alimenta de outra forma. O que achou?

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Compartilhei o link do teu texto na minha rede social, acompanhado do seguinte pronunciamento. Espero que goste.

    "Time'up e o Pó Amarelo

    Acabo de assistir Mãe! e obviamente fiquei encantada pelo enigma do Pó Amarelo (sim, é um pó, não um líquido) que a Grande Mãe ingere. Pra quem leu e-xaus-ti-va-men-te o conto História da Sua Vida até aprender o Heptapode B, esse mistério foi relativamente fácil, e muito inspirador. Tanto que estou escrevendo (como é difícil para mim escrever sem revisar tanto, sem ponderar cada expressão), em jorro, estou jorrando. E isso tem TUDO a ver com o tal Pó Amarelo. Numa narrativa despretenciosa que li em um blog obtive as seguintes referências sobre o tal mistério:
    1) É possível que uma de suas inspirações seja um "conto feminista" chamado "O Papel de Parede Amarelo" que em resumo trata-se de uma mulher presa em um quarto por um médico e um diagnóstico, HISTÉRICA, e que depois de muito tempo presa ela começa a... vamos dizer... alu(z)cinar, fica deslumbrada com o papel de parede amarelo e começa a ver mulheres presas nas paredes, e mesmo depois de não haver mais empecilho para sua fuga, ela já não podia/queria. Eu não li, mas pretendo! 2) o Próprio diretor aronofsky deu uma pista dizendo que esse mistério está relacionado com a literatura vitoriana.
    Segundo a tal autora despretenciosa do blog, com quem eu concordo muito e já aprecio, uma caracteristica marcante da literatura neste período é que ela literalmente rs apresentava e representava VIDA para as Mulheres da Casa, sim, as confinadas, pelo inverno, pelo inverno da Alma. Afinal, a MULHER é a ALMA da casa e a PRÓPRIA CASA! E isso é absolutamente explícito em Mãe! PORQUÊ VOCÊ NÃO PODE SAIR DE CASA, MÃE! Sim, é um apelo. Agora podemos sair de casa, mas como se ver sem as quatro paredes?
    No filme, a Mãe é a Morada do Criador, Ela mesma. Fonte. Da VIDA. E AINDA INIBE a vida em si mesma a fim de que esta seja canalizada (Imagética e literalmente, pelo vaso sanitário), potencializada. Mas ela quer conceber (a partir do Criador) e por isso mesmo interrompe a "Medicação Amarela", o mesmo pigmento que ilustra, RESSALTA suas paredes. Inibe a perspectiva da Vida por si própria, tanto que não cria, produz, logo no início da trama. Ele é O Criador. Numa das tábuas da casa, uma fenda se abre em sangue, uma vagina. Lembrança Vitoriana de uma época em que Havia O escritor. Aescritora assinava como... Ele.
    E o que isso tem a ver com o Time's up? Com o discurso de Francis McDormand no Óscar: 'Nós temos muitas histórias para contar... para produzir, nos procurem...'?
    ESSE É o Enigma, O MISTÉRIO. rsrs

    PS: Faz muito bem o Sr. aronofsky em levar esse segredo para o túmulo. Não mais que a obrigação de não se pronunciar a respeito. rsrs
    NOS PROCUREM.
    Bjos

    Referência..."(aqui eu conpartilho teu link)

    O que achou da repercussão do teu texto? Rsrs. Bjo
    LIEBE LIESE

    ResponderExcluir
  44. Eu li em outro post que o pó pode ser o "sol" ela sendo a terra necessita da luz do sol pra ter vida.

    ResponderExcluir
  45. adorei a sua visão do filme sobre o pó amarelo e a evolução dos seus questionamentos, quando vi o amarelo a primeira coisa que pensei foi o chakra do plexo solar, que é representada pela a cor amarelo e é o chakra que fala do equilibrio entre razão e emoção, yin e yang, masculino e femenino, as polaridade, é essa busca natural das emoções que é integrada no quarto chakra, os 3 primeiros falam da natureza inferior, a ancestralidade e a terra, a nossa realidade fisica, os 3 ultimos é a conexão com o divino, com os outros planos de existencia e com a sensibilidade espiritual, o quarto, cardiaco possibilita essa integração, e no filme a sempre essa busca entre a integração do casal, principalmente por ela que representa a vida e as emoções do lar!

    ResponderExcluir
  46. Vou me contentar com sua explicação senão fico doido tentando achar outra pra esse bendito pó amarelo

    ResponderExcluir
  47. otima interpretaçao do pó amarelo!! faz muito sentidoooo! adorei, parabéns!

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  49. é cocaína, existe cocaína amarela, dizem que é inferior a branca no quesito social, pois dizem que no processo de fazer o crack sobra uma "raspa" dai no caso falam que é um hibrido de crack e cocaína, mas de modo geral ela pode ser melhor ou pior segundo a qualidade e o efeito, (eu sei que é ruim de qualquer modo e cor) enfim, talvez seja isso e não algo tão profundo e erudito, afinal Requiem Para um Sonho do mesmo diretor ele aborta da heroína, e talvez pra não ficar muito óbvio usou essa droga com essa coloração que pra maioria do público não conhece (ainda bem)

    ResponderExcluir
  50. Li em outro blog de resenhas cinematográficas que o líquido amarelo representaria o sol, pois, Ela, a mãe natureza, precisa de sol e água para manter a sua vivacidade. Desta forma, toda vez que se sentia mal tomava a mistura de pó amarelo (sol) com água para que assim tivesse vida em abundância. Quando Ela engravida de Jesus pára de tomar o líquido. Jesus Cristo nas escrituras mais antigas era conhecido com um mito solar, o rei sol e o Sol da justiça. Assim, Ela não precisaria mais tomar a mistura já que carregava consigo o próprio sol, a Luz do mundo, que a manteria bem vívida.

    ResponderExcluir
  51. Nossa, muito interessante. Eu fiquei pirando nos significados também.

    ResponderExcluir
  52. Assisti 3 vzs mas logo na primeira vz interpretei o líquido amarelo como o Espírito Santo, note q ela sempre toma qdo está sentindo algo ruim, algum tipo de aflição e quem conhece o mínimo da bíblia sabe q o Espírito Santo sempre aparece como refrigério, como bálsamo e amarelo representa a cor do bálsamo q geralmente em forma de óleo amarelo. Enfim... se tem Deus e Jesus pq não a Santíssima Trindade?

    ResponderExcluir
  53. A questão do líquido ser vida, foi o que imaginei agora a alusão a cor amarela ao sol a luz não tinha conseguido perceber, obrigada você me deu mais certeza sobre o que eu já tinha descoberto e me deu uma lógica plausível para a cor amarela obrigada mesmo estava surtando!

    ResponderExcluir
  54. MDS, eu to sem palavras pra esse filme

    ResponderExcluir
  55. Esse update no final foi oq mais combinou com o filme. Foi oq mais teve sentido em minha opinião

    ResponderExcluir
  56. Muito boa as teorias. Eu acabei de ver o filme e estou pensando que há alguma relação entre a o pó amarelo e a fertilidade. Não é de se ignorar a cena em que ela acorda já sentindo e sabendo que está grávida, gerando surpresa até no marido. E aí isso desencadeia a inspiração nele para criar um novo poema.
    Ainda estou tentando entender aquela fenda ensanguentada no andar da casa.

    ResponderExcluir
  57. Existem diversas teorias sobre o pó/líquido amarelo presente no filme MÃE, mas eu e meus amigos discutindo sobre o filme chegamos na conclusão que o líquido seria o Amor, por isso quando a MÃE fica grávida de Jesus, que é a encarnação do amor, o líquido não é mais necessário. Agora, o porquê que do líquido ser amarelo, não fazemos ideia.

    Creditos: Gustavo Soares @gustavost14
    Julio Neto @julio.neto15

    ResponderExcluir
  58. Exatamente o pó amarelo é a fé nos momentos de angustia e dor ela tomava fé para suportar as adversidades e conseguir continuar, quando ela engravidou se sentiu forte o bastante e parou de tomar achou que tudo chegou na perfeicap é conformidade que tudo estaria perfeito, quando veio as adversidades novamente ela tinha abandonado a fé e não suportou o peso da pressão e acabou com tudo!

    ResponderExcluir
  59. Muito boa a analise e as hipóteses!
    Eu entendi exatamente como seu aluno!

    ResponderExcluir
  60. Muito interessante! Essa última hipótese do pó amarelo significar "vida" é bem plausível. Excelente trabalho de construção de hipóteses pelos alunos e argumentação! Show!

    ResponderExcluir
  61. Muito interessante! Essa última hipótese do pó amarelo significar "vida" é bem plausível. Excelente trabalho de construção de hipóteses pelos alunos e argumentação! Show!

    ResponderExcluir
  62. reparou que o mesmo amarelo que ela toma está dentro da gema? aqueles fiozinhos brilhantes...

    ResponderExcluir
  63. Se não fosse metáfora, seria amor, já que ele diz que precisa de mais uma coisa e se ela ainda tem (ele fala até que é o amor) ai ela diz que sim e ele arranca o s2 dela Ç.Ç

    ResponderExcluir
  64. Acredito que o pó amarelo refere-se ao Fosfato Monoamónico, um eficaz fertilizante universal que pode ser usado em todos os tipos de culturas e em todos os tipos de solo (O fósforo é totalmente solúvel em água, e todo o azoto está na forma amoniacal). Assim, como Mother simbolicamente representa a Terra (em conexão com a casa), ela bebe a substância diluída em água para se recompor, toda vez que se sente fraca e ameaçada... O fosfato é citado no livro O papel de parede amarelo, a personagem faz uso da substância para tratar uma depressão nervosa temporária, como leve tendência histérica, na verdade ela sofre de depressão pós-parto:

    "Então, tomo fosfatos ou fosfitos, o que quer que seja, e tônicos, e faço caminhadas, tomo ar, me exercito e estou absolutamente proibida de “trabalhar” até que melhore."

    Será que viajei muito? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  65. Eu acredito que esteja envolvido com o pecado. Conforme o pecado ia se espalhando pela terra, a maldade se proliferou e a terra foi tomada de mal. Então o líquido seria os sacrifícios feitos para a remissão dos pecados. Quando uma pessoa peca, faz mal a si mesma. E quando tem o perdão de Deus, a pessoa recebe vida. Mas não durava muito. Vivia-se sob a Lei Mosaíca (Lei de Moisés), que na Bíblia diz que essa lei trazia morte. Mas com a vinda de Cristo, não foi necessário mais sacrifícios, já que Ele era o Próprio Sacrifício Santo. É então iniciado o Novo Testamento, que veio para dar vida e nos conceder a Graça. Por isso que quando ela engravida, ela joga o líquido fora, não são mais necessários sacrifícios

    ResponderExcluir
  66. Acho que está foi a explicação mais sucinta e plausível que encontrei. Apesar de saber que, talvez, nunca teremos a real resposta sobre o tal pózinho amarelo/dourado (sempre me confundo).
    Enfim, muito obrigada por compartilhar as teoria e informações que encontrou sobre esse mistério, e parabéns pela dedicação.

    ResponderExcluir
  67. Tem um vídeo no youtube quando coloca o nome do filme, que a pessoa diz que vai explicar sobre o pó amarelo e ele exatamente o q vc escreveu aqui como se fosse ele
    Rapaz do céu

    ResponderExcluir
  68. Gostei muito, foi o comentário mais coerente, que li até agora, parabéns

    ResponderExcluir
  69. Parabéns pelo texto e explicações, muito ricas e esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  70. Muito interessante, e a dúvida permanece...

    ResponderExcluir
  71. Excelentes reflexões, obrigada!

    ResponderExcluir
  72. Posso estar errada, mas minha teoria sobre o líquido amarelo e essa:
    O líquido amarelo representa Árvore da Vida, que é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden.
    É a limonada representa a fruta proibida da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, de cujo fruto, Eva, e depois Adão, acabaram por comer por influência de uma serpente.
    Na cela em que Eva pergunta a dona da casa se ela tem um analgésico ela responde que não tem, Eva pergunta mais uma vez é novamente ela responde que não tinha.
    Árvore da Vida seria um símbolo representativo da garantia de vida eterna, toda vez que a dona da casa se sentia mal ela tomava deixando-a melhor.
    Acho que pode ser isso.
    Minha primeira vez vendo esse filme.

    ResponderExcluir
  73. Acho que faz muito sentido o pó ser a vida. Aliás, o pó é da mesma cor do cristal que ele guarda no escritório. Eu acho que o pó vem daquele cristal e é a ligação dela com a mãe anterior. Ela tem certo ciúmes do crístal e quando engravida ela joga o pó fora com alegria, pq agora ela não precisará mais desta ligação com a Mãe anterior já que agora ela mesma gerou uma vida que alimentará a casa. Quando ela morre, ele retira o coração dela, que é um cristal também amarelo, apenas num formato diferente do anterior. Ele coloca o cristal no escritório, a casa se refaz,surge uma nova mãe, tudo se repete.

    ResponderExcluir
  74. https://youtu.be/n-473BolB2A
    O cara leu seu texto exatamente como escrito

    ResponderExcluir
  75. Olá, estou em 2020 e ainda penso sobre isso... pensei e se for enxofre? o enxofre antigamente foi usado para fazer as pinturas rupestres e isso pode remeter à pintura na parede do inicio, ela coloca enxofre na mistura e pinta a parede. Pensando no que você colocou sobre a relação com livros como a da Charlotte Perkins, dá pra pensar também que o enxofre muitas vezes também foi usado como remédio, naquela época era comum o uso de drogas para tratamentos histéricos/doenças dos nervos, ou como remédio ou como tônico... enfim, muitas ideias! obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir
  76. O pó amarelo pode representar ouro, em muitas culturas acredita -se que o ouro puro livre de metais tem a capacidade de longevidade ( claro que não imortalidade, mas talvez uma qualidade de vida/saúde)
    Assim como era o mistério sobre os anunnakis.
    A história conta que eles eram um povo que veio dos céus, os sumérios retratam isso em documentos antigos, eles vieram atrás do ouro, pois possui propriedades que são capazes de purificar a atmosfera, longevidade, qualidade de vida, limpeza corporal interna e energética.
    Pode perceber que parece realmente um ouro em pó, como se fosse solúvel, até a coloração. Mas enfim, sou só um louco que lê centenas de livros.
    Mas vale a pena pesquisar sobre eles, e sobre nosso ouro, ele tem propriedades que nem eu conhecia.

    ResponderExcluir
  77. Penso que o pó era o elemento que faltava para trazer a perfeição da casa. Até ela engravidar, a casa estava ainda em reforma, não estava "perfeita". Quando engravida a obra da casa termina. Até mesmo o buraco do chão, aberto quando o irmão matou o outro, foi fechado, e as tábuas que o fecharam foram cobertas pelo tapete. Então, quando gerou o Filho, a casa chegou na sua plenitude, não precisando mais do elemento que precisava ser usado pra equilibrar e embelezar a casa...

    ResponderExcluir
  78. Penso que o pó era o elemento que faltava para trazer a perfeição da casa. Até ela engravidar, a casa estava ainda em reforma, não estava "perfeita". Quando engravida a obra da casa termina. Até mesmo o buraco do chão, aberto quando o irmão matou o outro, foi fechado, e as tábuas que o fecharam foram cobertas pelo tapete. Então, quando gerou o Filho, a casa chegou na sua plenitude, não precisando mais do elemento que precisava ser usado pra equilibrar e embelezar a casa...

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...