sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Mês do Terror - A Bruxa de Blair



Todo mundo já assistiu ou ouviu falar do filme A Bruxa de Blair, não é? Pois é. Mas talvez nem todos saibam que a história  que inspirou o filme é uma espécie de lenda urbana americana, do tempo das 13 colônias, e que tem versões em diferentes pontos do país, como Blair que é no Sul. Blair, a cidade (hoje Burkittsville) e a floresta, existem, e, a tal Bruxa de Blair também existiu. Na verdade era uma senhorinha com hábitos pagãos do culto à natureza: chás, infusões, celebrações das estações, dançar pelada ao luar, essas cousas. O povo da época, puritanos malucos (aquele povo que se vestia de preto, cujas fotos são ótimos artigos de decoração para o Halloween)  não se sentiam muito bem com a existência de tal insólita senhorinha e pah, mataram a véia. Ao que parece, porque ela sumiu e a floresta começou a tretar, que na verdade (ou não) foi uma espécie de histeria coletiva por dor na consciência.

Vocês ainda estão aí? Eba.

O filme causou tamanho rebuliço que existem lendas sobre as lendas sobre o filme, desde documentários falsos feitos pelos próprios produtores, até a reação da cidade que criou um site para desmentir todas as lendas contadas por gerações, porque a cidade virou atração para os filhos da Nova Era, Wiccas e afins.

O filme: três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu destino : a Bruxa de Blair comeu os fígados deles com cebolinhas e ervas locais, nhoin.

Um dos maiores êxitos do filme foi justamente a forma como se gravou, com uma câmera simples, dando ao público a imagem de que aquilo é uma produção amadora que realmente fora filmada pelos estudantes. A sensação de realismo é incrível. Outro grande ponto do filme são os atores. Desconhecidos até então, Heather Donahue, Michael Williams e Joshua Leonard são os principais atrativos do filme, junto com a edição e o próprio enredo. As cenas de Heather durante a noite na floresta, o medo, o desalento que descamba para o desespero dão o ar aterrorizante.

Curiosidades: os atores receberam aulas para aprender a manusear câmeras; foram levados para ficar oito dias na floresta, privados de sono e alimento com apenas uma bússola, e sem saber mesmo onde estavam; a produção se mantinha camuflada e escondida no meio da floresta; Joshua Leonard caiu colina abaixo rodando e quebrou as lentes da câmera 16 mm durante a gravação; A Bruxa de Blair custou 35.000 dólares e teve um ganho de 250 milhões de dólares nos cinemas do mundo inteiro; a inspiração para o filme veio do documentário “Häxan” de Benjamin Christensen; Os atores terminaram a gravação suplicando por comida e abrigo, estavam inclusive machucados por causa dos galhos e armadilhas naturais do bosque; aos atores foi entregue um esboço de apenas 35 páginas sobre a trama antes de começarem a gravar. Todas as frases eram improvisadas e quase nenhum evento do filme era conhecido de antemão por eles; Eduardo e Daniel (diretores) surpreendiam os atores, dando-lhes sustos pela manhã e também trabalhavam durante a noite para assustá-los de verdade; o Departamento de Recursos Naturais do estado americano de Maryland tomou a decisão de salvar a casa em que foi gravada a cena final de A Bruxa de Blair; a casa seria derrubada, pois se encontra em estado de abandono e possui 200 anos. 

  Boo.

2 comentários :

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...