terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mês do Terror - O Segredo da Cabana



Um grupo de jovens parte para um fim de semana com bebidas, drogas e sexo numa cabana no meio do mato, no meio do nada. De repente despertam um mal antigo que vai matar cada um deles.

O Segredo da Cabana começa como todo clichê de terror e, óbvio, com os esteriótipos do Hight School americano: o atleta, o estudioso, o retardado engraçadinho, a quenga e a virgem. Tudo clichê. Ah, no caminho para a cabana passam pelo óbvio posto de gasolina abandonado, com um velho bizarro que os avisa sobre o terror que os aguarda, e por fim, encontram alguns objetos estranhos no porão da cabana. A virgem encontra um diário e começa a ler. Após citar umas palavras em latim, ela acaba despertando uma família de zumbis. O que é isso tudo lembra mesmo? Nosso filminho clássico tosco (ou tosco clássico) Evil Dead ou Uma Noite Alucinante, não é? Pois é!

Dirigido pelo estreante Drew Goddard, O Segredo da cabana nos mostra que tudo o que acontece nos filmes de terror tem um propósito. O filme começa em uma espécie de complexo governamental, uma organização ou algo que o valha. Todos envolvidos para algo que acontece todo o ano, o sacrifício dos cinco jovens para satisfação dos deuses antigos, para que eles não destruam o nosso mundo. Para tanto, são escolhidos os 5 jovens, metodicamente, e levados a tomar certos posicionamentos através de indução, drogas e ambiente montado para a tal, a cabana no meio do mato. Daí viria a explicação do porquê essa galera praticamente só fazer burrice quando está no meio do mato no meio do nada. O que dá errado? Começa que pegaram os esteriótipos errados, ou seja, o negócio não foi tão metódico assim. Adendo: aliás, dá para reparar num certo tédio e falta de atenção no serviço por parte da organização que cuida dos sacrifícios, como qualquer boa repartição pública. Por exemplo, o atleta não é burro, na verdade está na pós-graduação. O estudioso (erudito) só tem do tipo os óculos, a quenga é virgem e o tolo é o mais esperto de todos, mesmo.

O filme é muito muito bom, original e surpreendente, uma espécie de homenagem muito bem sacada a todos as histórias e filmes de terror. Conversando diretamente com o público fã do gênero o filme cria todo um simbolismo cheio de referências, numa homenagem ao Evil Dead de Raimi, só que, o superando. Personagens bem elaborados, alguns com apenas poucos momentos, como Sugarplum Fairy (Fada de Açúcar) ou a Bailarina do mal, cujo rosto é uma espiral de dentes, concebida exclusivamente para o filme. E eu qeria um filme só dela, mas tudo bem.

 Em resumo, os criadores de O Segredo da cabana subverteram o subgênero e estão de parabéns. E a Sigourney Weaver naquele desfecho dantesco, gente? Nossa eterna Ripley ♥.

Curiosodade para vossas mercês, a lista de criaturas que aparecem no filme: ocotoplanta monstruosa, monstro do pântano, kraken, a bolha, aliens, monstros mutantes, palhaço assassino, bailarina demoníaca (♥), fantasma, bruxa, demônio, cenobite, árvore molestadora, cobra gigante, múmia, noiva demoníaca, espantalho do mal, morcego vampiro demoníaco, dragão, vampiro Nosferatu, reanimator, unicórnio (risos), índio canibal, médicos nazis demoníacos, gigante, gêmeas malignas d'O Iluminado, robô assassino, aranha gigante, gorila demônio, tritão demoníaco, goblins, Samara ou Sadako, lobisomens, bonecos assassinos, zumbis e o subgênero mais temido, o zumbi redneck ou whitetrash

Boo.

Um comentário :

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...