sábado, 21 de fevereiro de 2015

Achismos Pré-Oscar - Birdman



Birdman é o filme mais ousado dos indicados ao Oscar. Ousado e, parece, difícil de entender por boa parte das pessoas que estão assistindo, inclusive alguns críticos. Decerto a linguagem do filme é diferente para atender à proposta ousada. Mas o filme fala sobre a arte de interpretar, a vida de ator, entre o mainstream, que é vilão do filme, e de algo relevante. Vemos os bastidores da vida de quem vive entre a arte do teatro e a indústria do cinema, mas também sobre a natureza das aspirações que move os artistas. 

Mas, apesar de ter conseguido, sem grandes esforços, entender bem direitinho do que se trata Birdman, ele nem é dos meus favoritos dos filmes que estou resenhando. Mas eu gostei.

A valorização do trabalho dos atores é o foco constante no entorno em que eles se encontram na história de Birdman. Daí o grande público, aquele mesmo que gosta de acompanhar determinados atores e diretores mas que de repente não entende a coisa da disputa de egos, não se vê ali. Ou, vê e não gosta. Porque né, disputa de egos existe em todas as camadas, em todos os setores, em todas as profissões. Mesmo.

Com muita ironia e autocrítica para o próprio mainstream americano, que pensa em bilheteria com o formato de filmes sobre super heróis, sendo o próprio Birdman fruto disso, ator que um dia já teve sucesso como um super herói (Birdman), mas que agora só pensa em voltar à cena para ganhar respeito. 

Algumas leituras míticas e filosóficas podem ser feitas, como a lenda de Ícaro, já que Birdman vira "um pássaro", numa metáfora de liberdade criativa, e o Super-Homem nietzchiniano, o modelo ideal para elevar a humanidade, segundo o qual não são todos os indivíduos que vão evoluir, mas apenas os mais dotados e fortes, o homem superior. 

Mas no fim das contas, nosso herói só queria aprovação, reconhecimento, ser amado por todos, o que todo artista quer. Todo. O que prega o contrário está mentindo, talvez até para si mesmo.

Inté.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...