sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Mês do Halloween - Dracula (1931)



Talvez uma das imagens mais clássicas dos filmes de vampiros, o famoso Dracula de 1931 ou, como nós fãs do gênero costumamos chamar, Dracula de Béla Lugosi, o ator que deu vida ao conde da Transsilvânia. Foi a primeira adaptação oficial do livro de Bram Stoker, Dracula, já que, como vimos ontem, Nosferatu foi uma versão não autorizada, por isso o nome adaptado, etcetera coisa e tal. 

Aliás, esse filme foi responsável por todos os esteriótipos de vampiros que vemos até hoje: cabelo penteado para trás, a capa, a roupa de gala, os trejeitos, tudo foi baseado e inspirado nesse Dracula. Sim, é tudo meio cafona, mas estamos na década de 30, numa outra perspectiva de "galã", porque sim, Dracula é um galã. das trevas rs.

Apesar de se basear no livro, a história também é um pouco adaptada. Tudo começa com Renfield, advogado do Conde, que chega a seu castelo. O vampiro o hipnotiza e o transforma em seu escravo. Ele transporta Drácula até Londres e, quando desembarcam na cidade, o único sobrevivente vivo é Renfield, que parece louco, se alimentando de pequenos animais, daí é posto num manicômio. O Conde atrai Mina, filha do Dr. Jack Seward. O doutor percebe que sua filha está estranha, por isso, chama seu amigo, nada mais, nada menos, Dr. Abrahan Van Helsing, que identifica o ataque de vampiro e, ao conhecer o Conde, o identifica como vampiro. Os dois homens em conjunto com John, irmão de Mina, impedem que Drácula continue com seus ataques vampirescos. 

No livro: Renfield é advogado de Dracula, enlouquece (por motivos óbvios) e vai parar num manicômio, ainda sendo fiel ao vampiro. Johnathan Harker o substitui, porém, é preso e Drácula ruma em direção à Inglaterra com a ajuda de ciganos. Dr. Jack Seward é o dono do manicômio onde Renfield está. Ele é apaixonado por Lucy, amiga de Mina, que vira vampira e é morta pelo Dr. Abrahan Van Helsing. Mina é noiva de Harker e interesse de Drácula. 

O filme, um dos primeiros dos Estúdios Universal Pictures, eternizou Drácula como uma criatura sedutora e malígna. A interpretação do húngaro Béla Lugosi marcou o personagem. O ator não falava inglês, gravando somente suas falas e as pronunciando de forma robotizada, o que deu ao personagem mais aura de mistério.

Boo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...