sábado, 3 de outubro de 2015

Mês do Halloween - Horror of Dracula (1958)



Dracula (O vampiro da noite - título no Brasil) é o primeiro de uma série de filmes de horror do estúdio inglês Hammer Film Productions, numa nova, à época (1958) adaptação do clássico de Bram Stocker. Foi dirigido por Terence Fisher, e estrelado por ninguém mais, ninguém menos do que Christopher Lee. Nos Estados Unidos recebeu o título de Horror of Dracula, por questões de direitos autorais, para evitar confusão com a versão clássica de 1931 (Dracula). Essa era uma preocupação real porque a versão de Béla Lugosi ainda estava passando nos cinemas, o que durou até o pacote de filmes clássicos de terror da Universal ser lançado na televisão.

Apesar de não ser da minha época, assisti esse filme e suas sequências, inclusive o clássico Brides of Dracula, na adolescência, e era tipo, uma coisa proibidíssima, porque os filmes tinham alguma coisa de sensual, que não era apropriado para adolescentes. Ah, a era da pseudo-inocência rs. Encaro o Dracula do Christopher Lee como uma homenagem ao Dracula do Béla Lugosi, porque estão lá, de novo, todos os elementos, meio cafonas, sem dúvida: cabelo lambidinho, as capas, o olhar penetrante, todo os gestual com as mãos coisa e tal. Mas também já temos um pouco mais de sangue e na versão colorida, temos os olhos vermelhos e a gargalhada maligna do Dracula de Christopher Lee.

Essa versão também sofre bastante adaptação, talvez para que parece outro filme, que não o Dracula 1931, e muito menso o Nosferatu de 1922 (até agora nossa adaptação mais fiel).

No século XIX na Alemanha, Jonathan Harker (John Van Eyssen) vai até o castelo do Conde Drácula (Christopher Lee), mesmo sendo advertido por sua esposa Lucy (Carol Marsh) a não ir. Ao chegar lá, ele é atacado por uma vampira, e espera o momento em que ela e Drácula estejam dormindo em seu caixão para atacá-los. Ele enfia um punhal no peito da mulher e está prestes a fazer o mesmo com Drácula, quando este acorda e o surpreende. Quando o Dr. Van Helsing (Peter Cushing), um estudioso de vampiros, chega até a cidade procurando por Harker, ele descobre que seu amigo virou um deles. Depois de enfiar uma estaca em Harker, ele sai em busca de Lucy e da família da moça, que correm perigo. Drácula está se aproximando, mas temos Van Helsing para dar um jeito nas cousas. 

Boo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...