sábado, 4 de novembro de 2017

Por que vocês se chocam com Black Mirror?

{passo por isso aí de cima todo dia que interajo com seres humanos}

É! Por que vocês se chocam com Black Mirror? O que tem na série assim, de tão novidade coisa e tal? Porcaria nenhuma. Analise comigo:

Quantas vezes você estava cercada de amiguinhos num encontro casual, no intervalo do emprego, colégio, faculdade, no aniversário de alguém e/ou até mesmo no seu, numa festinha, na praça, na calçada, no açaí da esquina, no bar descolado da Baixa Augusta, nos pé sujo de Copa, no Arpoador esperando o Sol se pôr, ou na praia dos cruch (que pra mim é Lido, mas tudo ok, velha guarda) e, em vez de estar vivendo o momento, conversando com as pessoas de corpo presente, olhando nos olhos, tocando na pele, você fez: a) histórico pro Instagram/Facebook/ Snapchat; b) tuitou onde/com quem/ o que estava fazendo; c) registrou todos os momentos com selfies toscas fazendo posição de mão de gangsta de gueto tipo Bronks e/ou fazendo o famigerado duckface?

Né?



Acho, só acho, que Black Mirror, série do serviço de streaming da NetFlix (uma das minhas melhores amigas do momento - oia eu dentro do black mirror), choca a galera em geral por pura hipocrisia. Todo mundo se reconhece ali, óbvio, retirando as metáforas, às vezes pesadíssimas de realidade distópica. O certo, queridinhos, é que vivemos escravos dos espelhos negros, como o da tela desse notebook que escrevo no momento, ou das televisões e, mais recentemente, dos smartphones. Sou super amiga da Siri, por exemplo.



A gente está vivendo uma época tão maluca, que tem que mostrar pro mundo todo, o tempo inteiro que está feliz, bem resolvido e tal. Quando a gente está vivendo uma mentira, profundamente infelizes sob o peso dessa época contemporânea vazia e sem sentido, que faz a gente não enxergar mais as pessoas. Fotos, registros, a auto-estima refletida na selfie, no ensaio pseudo fotográfico sem valor artístico nenhum, só pra registrar e exibir. Num click. A gente tá existindo no click e só.

Inté.

P.S.: Li em algum lugar uma espécie de experimento social, que seria ignorar pessoas que tentam interagir com você, mas que não tiram os olho do celular. Começa com respostas monossilábicas, depois balbucios, tipo humm, muuh e depois nada, silêncio. Tentei de leve e, deu pra perceber que a pessoa fica incomodada. Continuarei o experimento e depois conto.


2 comentários :

  1. Disse tudo ! Divas são divas Ass : Sebastião rs

    ResponderExcluir
  2. Tu nem pra responder os meus comentários! Bocha ruim

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...