domingo, 29 de abril de 2018

Lua Rosa



Quem me conhece um pouquinho mais sabe que eu, faz muito tempo, professo duma outra fé, ligada à ideia do Sagrado Feminino, do Matriarcado, da Grande Deusa, algo que é caloroso, verde, afetuoso, um caminho de se descobrir ou redescobrir através do exorcismo da culpa cristã. Eu, nascida e criada por uma pseudo-carola metida a rezadeira, super precisava dessa libertação. Encontrei este caminho quando morei em Brasilia, num encontro esotérico que teve de tudo, incluindo a religião da Deusa. De lá pra cá, foram muitos anos em que oscilei entre a dedicação quase sacerdotal  e o afastamento difícil de entender, e que me fez muito mal. Nunca deixei de crer na Mãe, mas algo me desviou do caminho e abandonei as celebrações da Roda do ano, e até os Esbats. E é óbvio que isso tudo me fez muito mal. Estou voltando agora, ainda falhando na coisa da prática meio canônica da coisa, mas sim, reintegrada. E, num dia tão especial como hoje, vejo que estou de volta às sendas corretas, poque hoje é dia de Lua Rosa!

É um Esbat muito especial. Pra quem não sabe, Esbat é o primeiro dia de Lua Cheia, temos 13 ao todo no calendário lunar. É uma celebração celta e outras fés matriarcais também compartilham, mas com outros nomes. A palavra é de origem gaulesa, ou francês arcaico, algo entre o latim e o francês moderno, esbattre, que significa alegrar-se, e é isso que toda filha da Grande Mãe sente num Esbat, uma profunda alegria! 

Hoje, acordei cedo como sempre, mas fui cuidar da limpeza da casa, uma profunda limpeza, com água corrente, tirando as impurezas, mentalizando a limpeza do ambiente em todas as instâncias. Acender incensos apropriados ajuda no clima. Depois, fui cuidar do meu jardim de vasos. Como moro num sobrado que não tem terra, é assim que chamo o meu jardim, jardim de vasos. Fui meio ousada e podei minhas bougainvilles, apesar de que a lua certa pra isso é a crescente, mas eu senti que era preciso e elas me pediram. Sim, eu escuto minhas plantas, óbvio que não com palavras, mas com a linguagem herbal, todo mundo que toma conta do verde entende sua linguagem.

Este Esbat é ainda mais especial porque temos uma Lua Rosa, que é uma lua cheia próxima de algum dos quatro grandes Sabbats. É chamada também de Lua dos Desejos ou Lua dos Pedidos, por conta da energia desse período e, se você merecer, seu desejo pode se realizar. Tem muita gente apostando na coisa amorosa, por conta da lua cheia estar em escorpião neste momento, signo da água, muito ligado à sexualidade. Veja bem, sexualidade. Cuidado com o que deseja.

O que eu faço? Penso num desejo e o escrevo num papel pra depois guardá-lo no meu altar, sob um cristal, daí repito este pequeno ritual a cada mudança da lua, até a próxima Lua Rosa. Se for merecedora, o desejo se realiza em três luas cheias. Mas não deve parar de repetir o ritual.

Slán.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...