domingo, 6 de maio de 2018

Vingadores, Guerra Infinita - Do pó viestes...



Filme de super-herói virou motivo de briga, de piada pseudo-intelectual, mais ou menos que nem novela, que se você admite que gosta, aparece aquele iluminado pra tirar onda, pra menosprezar sua inteligencia. Como se o fato de gostar desse tipo de filme fosse um crime ou atestado de ignorância, tipo usar croc. Brinks.

Agora a moda é desdenhar dos filmes da Marvel e da DC. Se bem que se os filmes em questão forem Lanterna Verde e Homem formiga, eu até que debocho junto, porque né? Brinks de novo. Tá, tudo bem, eu debocho mesmo, mas depois de assistir e avaliar que é ruim de verdade. Muito ruim. Taca fogo. Já a galera que estou citando, que está, por exemplo, fazendo pouco caso do excelente filme dos Vingadores (o melhor deles, até agora) é só pra se passar de sei lá o quê. Mero preconceito do pessoal que cresceu os dentes assistindo Bergman, só que não, né? Só se tiveram mães loucas, que nem eu, que assistia Gritos e Sussurros com os erês ao lado. É só uma gente presunçosa pra caramba.

Difícil é fazer essa galera entender que o mito não morreu e foi enterrado com Sócrates lá na Grécia. O mito, como viés de compreensão do todo, do nada, de nós, ainda está muito vivo. O que acontece é que eles se transformam em santos ou, em personagens de blockbuster de Hollywood e alguns ainda são deuses, como Thor e Loki. Eles representam o melhor de nossas expectativas, o extraordinário, o fantástico, em que a ressurreição, além do apocalipse, é real. Por isso nos emocionam, nos cativam, nos fazem rir de nós mesmos, e esquecermos de nossa pequeneza perante o incomensurável, numa sala de cinema, por algumas horas.

Fazer pouco caso disso é que é verdadeiramente pequeno e só vale se você é a Judie Foster, aí sim Caso contrário, Méliès te despreza. 

Post scriptum: Ah, mas eu tenho certeeeeza que se Méliès estivesse vivo, ele amaria as peripécias pirotécnicas dos filmes de super-herói americanos.

4 comentários :

  1. Amei a trama!!! os super-heróis mais poderosos e influentes do mundo precisam, mais uma vez, se unir para enfrentar uma ameaça vinda do espaço. Porém, dessa vez o inimigo é superior à todas as suas forças juntas. Dave Bautista me surpreendeu no elenco, é de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, o demonstrou em blade runner 2017, é um dos grandes filmes de Hollywood e o melhor filme de ficção cientifica! Se vocês são amantes do género, este é um que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir
  2. Foi definitivamente um grande lançamento!Acertadamente Thanos (Josh Brolin, do óptimo Filme Homens De Coragem ) é a grande estrela desse filme, tanto que é alardeado de que ele que retornará, não os Vingadores. Ao lado de Killmonger, que sem dúvidas ele é o melhor vilão da Marvel. Thanos é extremamente bem construído e muito bem feito em CGI, suas motivações fazem sentido e trazem um inesperável carisma e humanidade ao vilão. Acreditamos que o que ele faz não é bom, mas é necessário para ELE e entendemos o porquê. Claro que não significa que ficaremos ao lado dele. Não. Ele é um porco genocida e egocêntrico que sai pelo Universo exterminando metade da população dos planetas sendo uma espécie de Deus em uma missão digna, mas é uma ideia de equilíbrio que, de uma maneira ou outra (descontada a sede pelo poder), acaba se tornando compreensível ao conseguirmos identificar perfeitamente a sua motivação traçando um paralelo com o mundo real. Principalmente se formos comparar com os dois filmes que serviram de prelúdio a este, Thor: Ragnarok e Pantera Negra, que introduziram certas ideias de moral torta.

    ResponderExcluir
  3. Dez anos depois do pontapé inicial, o estúdio entregou nas mãos dos Irmão Russo a missão de encerrar o primeiro arco dos Vingadores. Amei ver a Karen Gillan no filme, é uma das jovens atrizes que melhor se veste e a tem a carreira em crescimento, a vi faz pouco tempo em Jumanji e é algo diferente ao que estamos acostumados com ela/ele, se vê espetacular. Ela se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensação ao espectador.

    ResponderExcluir
  4. Todos temos diferentes opniões, mas pessoalmente gostei do filme, desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood, como Peter Dinklage. Eu gostei e você? Me surpreendeu o ator. seu trabalho é excelente como neste filme. Sigo muito os filmes de peter dinklage, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. O vi recentemente em Meu Jantar Com Hervé, e recomendo, o êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Foi o meu filme preferido.

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...