segunda-feira, 22 de julho de 2019

Aquarela é linda, mas o povo é antipático.




Então, eu sou ilustradora. Ou desenhista. Pintora também, apesar de que "pintor/pintora" a gente meio que associa à pintura de parede, que por sinal, eu também faço e muito bem, só não me sustento com isso. Na verdade, também não ganho minha vida com ilustração. Ou desenho. Ou pintura. Até queria, mas não está acontecendo. Até já ganhei alguns dinheiros com arte, já teve ilustração minha em revista, em livrinhos, já vendi algumas coisas, fiz outras por encomenda, o que eu não gostava muito, confesso, porque eu gosto da liberdade pra criar e tal. Mas nunca, nunquinha, ganhei dinheiro substancial com isso.

Mas tem gente que ganha, viu? Especialmente com aquarela, nos últimos anos, que virou meio que uma febre, que é bem compreensível, porque aquarela é uma coisa adorável! Difícil, caro, mas adorável.

Mas então, eu não tenho lá muita sorte com muita coisa na minha vida e, a minha "carreira" como ilustradora padece disso também. Começo, penso que vai engrenar e não vai. Eu até que sei, mais ou menos, o porquê das coisas não funcionarem pra mim, afinal, não pertenço às panelinha. Existia no Rio, existe aqui em Fortaleza, muito forte por sinal. É um negócio tão absurdo, que você entra em contato com uma criatura dessas pra perguntar um nome de pincel, onde comprou tal tinta e a pessoa não te responde e você sabe que a pessoa leu sim o comentário, mas decidiu não responder pois ela não te conhece e pior, você também desenha, pinta, ilustra e se não for amigue, não rola. Isso aconteceu comigo com uns sete perfis diferentes de ilustradoras/tatuadoras cearenses. Daí que eu peguei um ranço sinistro dessas pessoas, um bando de gente deslumbrada com, sei lá, o nada, ao ponto de ser antipática com alguém que também está aí, na luta, só quer uma dica, uma informação, um pouquinho de empatia. Pior, todas se declaram feministas, progressistas. É de lascar.

Na imagem, meu material de aquarela. Sim, tenho pouquíssimas coisas, porque muito caro, como eu já disse. A ilustração feita no caderno para aquarela, o XL da Canson. Aqui você encontra toda a linha pra aquarela, inclusive o Montval que é dos mais caros, o mais em conta. O que eu tenho pra aconselhar quem está começando com aquarela é: gaste pouco. Ou tente gastar pouco. Invista nos papeis. Não precisa comprar o papel francês 100% algodão quando você ainda está iniciando, tem a Canson que é ótima. Pinceis Keramik são muito bons, não custam um rim, mas Tigre e Condor também são pincéis e servem sim. Tintas por exemplo, um estojo de bisnagas da Pentel são acessíveis e ótimos pra começar. Tem as pastilhas da Koh i Noor (eu comecei com elas e um estojo escolar da Hello Kitty rs), tem as aquarelas líquidas que são um pouquinho mais caras, nada comparado com as pastilhas Van Gogh.

Onde comprar? Online, em uma rápida procura no Google, você encontra a Casa do Artista. Tente procurar na sua cidade, também no Google, "onde encontrar material de desenho" e coloca o nome da sua cidade. Aqui em Fortaleza eu compro meus materiais na ma-ra-vi-lho-sa Uniart Store, que era na Aldeota, mas que agora está aqui, pertinho de mim, no Benfica. E na CdMax, que também tem loja no Benfica (no shopping). 




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...