segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Receita de bolo de cenoura que não leva óleo



Olha, só a Deusa e euzinha sabemos o quanto procurei uma receita dessas pela internet e pelos livros de culinária da Saraiva (descaradamente sem comprar o livro e sem tomar café - ô café ruim o da Saraiva de Fortaleza) e nada. Nadica de nada. Só a desgraça da receita com óleo, que eu ODEIO.

Por quê? Porque eu nunca acerto essa demônia. Ou sola, ou vira um pudim (seria a mesma coisa?). Já tentei pesar as cenouras, colocar menos do que sugerem, colocar mais (nunca dá certo), já mexi em todos os ingredientes, alterei a temperatura pra fria, temperatura ambiente (dois ingredientes) e nada. O resultado sempre saía como o de alguém que nunca bateu um bolo na vida, que não é o meu caso, porque lá se vão quase 35 anos fazendo bolinhos. Lá na gênesis da minha vidinha cozinhando, um dos meus bolos mais elogiados era justamente o de cenoura com calda de chocolate (brigadeiro mole) pra de repente, eu não conseguir mais fazer, porque me deu um bug sinistro e esqueci como eu fazia, só lembrava que não era com óleo, porque eu DETESTO bolos com óleo.

Daí eu me lembrei o que fazia, ou melhor, tinha, que deixava a minha receita bem mais fácil: um multiprocessador. Com filhos pequenos e neurótica do tipo que não os deixava comer nada industrializado, eu fazia as sopinhas, papinhas e suquinhos do zero - eles não comiam açúcar - e pra isso, usava um multiprocessador, que tinha uma centrífuga, que extraia um suquinho de cenoura bem cenouroso (isso existe?) que, ao colocar no lugar do leite na minha receita de bolo fofo, voilà, bolo de cenoura fofinho e fácil de fazer!

Ok, se você não tem um multiprocessador com função centrífuga ou algo que o valha (nesse momento eu também não tenho, dá pra fazer usando um liquidificador, três cenouras raladas e picadas e uma xícara de chá de água filtrada. Bate tudo, coa e o apurado dá mais ou menos uma xícara de chá de suco de cenoura que você pode utilizar no lugar do leite em uma receita de bolo fofo comum, é a mesma coisa pra fazer bolo de limão, de laranja etc.

Receita do bolo

3 ovos grandes;
100 gr de margarina (dá umas 4 colheres de sopa);
3 xícaras de chá de farinha de trigo (talvez um pouco mais, depende);
2 1/2 xícaras de chá de açúcar;
1 xícara de chá de suco de cenoura;
1 colher de chá de fermento.

Preparo

Pré-aqueça o forno. Separe as claras dos ovos e as bata em neve. Reserve. Bata as gemas, a margarina e o açúcar até formar um creme homogêneo e claro. A esse creme, vá acrescentando a farinha, alternando ao suco. Quando acabar a farinha e o suco, acrescente o fermento. No final, junte as claras, mexendo delicadamente, de cima pra baixo, só para encorporar. As claras em neve ajudam a massa a ficar fofinha. Jogue a massa numa forma untada e enfarinha previamente. Leve ao forno, mais ou menos por 35-40 minutos.

Adendo
Temperatura do forno

Não sei vocês aí, mas o meu fogão é uma bomba. Foi muito baratinho, porque era o que dava pra comprar, diferente do anterior que era maravilhoso, mas que a vagabundagem da empresa de mudança do Rio pra Fortaleza esculhambou o fogão maravilhoso e daí que não pude ainda comprar outro tão bom quanto ou melhor. Na verdade, eu queria um Vikings, mas né? Pois é.

Então, voltando, o meu fogão tem um forno louco, que aquece demais e temperatura é tudo quando lidamos com fermento. Altas temperaturas tendem a fazer a mossa do bolo solar, mesmo que você faça tudo direitinho. Então tome cuidado. O ideal é pré-aquecer o forno e depois colocá-lo no mínimo.

Inté.

Imagem: Do meu Ig @Lilibete_


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...