quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mês do Terror - A Hora do Pesadelo



One, two, Freddy's coming for you! 
Three, four, better lock your door! 
Five, six, grab your crucifix! 
Seven, eight, better stay up late! 
Nine, ten, you'll never sleep again! 


Um dos clássicos de terror da minha infância e da infância de todo mundo, A Hora do Pesadelo com Titio Freddy Krueger, sim eu tenho problemas.

A premissa do filme, um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes ocorrem seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Que meigo.

O primeiro filme é um clássico, um dos melhores da série, mas o melhor mesmo é o filme 5 (aquele do Freddy cobra rs). O tempo passou e, com ele, A Hora do Pesadelo (1984) foi ganhando um ar de clássico do terror. E algo não dá pra discutir, Wes Craven criou personagens muito interessantes, a começar pelo grande vilão, Freddy Krueger, que aparece nos sonhos, justamente algo que remete à tranquilidade. Sonho como possibilidade de viagem e alucinações, das associações que o racional não permitiria. Craven subverteu tudo isso e transformou o sonho em pesadelo. Fora que Craven criou praticamente todo o mote para os filmes de terror dos últimos trinta anos e isso não é pouco.

Vocês sabiam que Wes Craven tinha se inspirado meio que na vida real para criar A Hora do Pesadelo? Pois então, a inspiração meio que começou quando leu determinados episódios relatados num jornal de Los Angeles, contando que cambojanos tinham pesadelos após fugir do país. Wes deu a ideia, mas ninguém deu importância. Um dia ele teve convulsões a noite após a explosão de adrenalina por exposição contínua a filmes de terror. Vixi. Daí ele pensou, olha que legal, vou fazer um filme em que todo mundo morre enquanto dorme, que sinistrão, um assassino de criancinhas torcedor do Flamengo. E deu certo.

Boo.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...