sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mês do Halloween - Sessão 9



Outro filme que assisti faz pouco tempo. Infelizmente esse filme foi lançado no mesmo ano que Os Outros e ficou sob sua sombra, ficando quase que completamente desconhecido, o que é um erro, pois o filme é muito bom. Em resumo, Sessão 9 é mais ou menos O Iluminado (o filme inclusive é dividido em capítulos, como O Iluminado), só que muuuito bizarro e, num sanatório abandonado. Treta, né? Sinistra. 

O imenso ambiente usado na produção é o conhecido Danvers State Hospital, apelidado por um dos personagens como morcegão, devido a sua estrutura que lembra um morcego com as asas abertas (e eu não entraria nesse troço nem me pagando... se bem que...). Sessão 9 é um horror psicológico envolvendo insanidade e desespero. Sua trama complexa, repleta de mensagens subliminares, permite diversas teorias e conclusões. Filmes que fazem pensar, permitem interpretações e tratam da loucura e do horror psicológico sempre trazem bons resultados. 

No enredo, cinco homens são contratados para limpar o amianto de um hospital psiquiátrico abandonado. Liderados por Gordon Fleming (Peter Mullan) e Phil (David Caruso), o grupo assume a tarefa de cumprir o vasto trabalho em apenas uma semana, já que temem perder o cliente para uma equipe rival. 

As personagens são quase reais, com seus conflitos internos e amarguras. Gordon, por exemplo, acaba de ter filho e está satisfeito com o seu casamento, embora na primeira noite demonstre que algo estranho possa ter ocorrido durante uma visita; um grito de mulher acaba se misturando ao som das máquinas, justificando essa possibilidade. Phil está amargurado por ter perdido sua mulher para o colega oportunista Hank (Josh Lucas), mas sabe que terá que se acostumar com esse fato pelo bem da execução do trabalho. Há também o garoto Jeff (Brendan Sexton III), que sofre de nictofobia (medo do escuro) e é vítima de um momento assustador, quando ocorre uma queda de energia, mesmo que isso não sirva para a trama em si. E ainda tem o futuro advogado Mike (Stephen Gevedon), cuja curiosidade por evidências irá trazer à tona o drama da paciente esquizofrênica Mary Hobbes e suas três personalidades sinistras: princesa, Bill e Simon, cada um com sua característica própria, com o último só se manifestando na sessão 9 das terapias realizadas. Essa parte é muito bizarra, envolve sandice, rituais escatológicos, treta.

Daí o povo começa a sumir, daí ninguém liga e continua fazendo o serviço e as coisas só se complicam: loucura, possessão, o diabo a quatro até o clímax. Tem no NetFlix para assistir.

E a cadeira? Alguém em explica.

Boo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...